por Roberto Dias Duarte
Como o seu escritório contábil está se preparando para as tendências na contabilidade atual? A globalização, a inovação e uma equipe focada já são tendências em muitos escritórios contábeis.
Ultimamente, você deve ter ouvido várias vezes o quanto a inovação na contabilidade é importante. Sim, a tecnologia está na ordem do dia, e o Contador 2.0 precisa buscar atualização constante para não ser ultrapassado.
Para que você não fique para trás, vamos falar de três realidades que irão (ou já estão) impactar este setor.
1- Computação em nuvem
Diretamente ligada à inovação, a computação em nuvem é a tecnologia que possibilita o armazenamento de dados e arquivos em um servidor online, proporcionando assim o acesso aos arquivos, programas e dados em qualquer lugar.
O recebimento, a organização e o lançamento contábil dos documentos financeiros dos clientes são as atividades que demandam mais tempo dos escritórios contábeis. Para auxiliar nesse processo, a computação em nuvem (cloud computing) surge como uma ferramenta indispensável para o sucesso da sua empresa. Este modelo tecnológico ajuda o seu escritório contábil a ter mais produtividade, eficiência e organização, além de garantir segurança e disponibilidade. Desta forma, fica mais fácil importar e contabilizar dados em seus sistemas contábeis, fiscais e tributários.
Ao adotar a tecnologia em nuvem, as informações das empresas são arquivadas e totalmente protegidas em um data center. Para arquivar e gerenciar seus documentos nesse modelo, você pode usar ferramentas como o ERP Omie.
Mas, além do armazenamento, a cloud computing disponibiliza outras funções que auxiliam na gestão diária, como o CRM (Customer Relationship Management) em nuvem. Um exemplo de CRM em nuvem é o já conhecido SalesForce, uma plataforma de aprimoramento em vendas que possibilita o acompanhamento de visitas, atualização do funil de vendas, centralização dos dados dos clientes, entre outras. Todas estas funcionalidades aumentam as possibilidades de vendas, desenvolvendo a fundo a eficiência e a produtividade do setor.
Atualmente, o uso de soluções na nuvem já é uma realidade para quase todas as pequenas e médias empresas, facilitando o acesso do escritório contábil aos dados dos clientes para oferecer serviços cada vez mais ágeis e trabalhando sempre com informações confiáveis.
2 – Automatização de soluções de marketing
Quando falamos em automação de marketing, a primeira coisa que nos vem à cabeça é automatização do relacionamento entre a empresa e os seus clientes, certo? Muito bem! Mas de que forma a plataforma de automação de marketing pode contribuir estrategicamente para os objetivos da sua empresa?
A automatização de soluções de marketing é um processo tecnológico que dá suporte para automatizar tarefas de criação, execução, gestão, relacionamento e monitoramento de estratégias de comunicação com seus clientes ou potenciais clientes. Este simplifica tarefas como: criar landing pages, fazer email marketing, enviar pesquisas de mercado, gerenciar fluxos de nutrição, analisar estágios de leads, produzir relatórios e outros.
A automação de marketing atua em áreas que são importantes para o seu negócio, permitindo um acompanhamento muito próximo dos seus leads. Assim, você vai conseguir melhorar os seu alcance e, consequentemente, as suas vendas.
O contador 2.0, precisa entender e agir de forma personalizada e escalável com aqueles que interagem com a sua empresa nos diferentes canais online. Seja através do site, redes sociais, email marketing ou blog post, o contador precisa usar as ferramentas adequadas de automação para ganhar dinamismo e mais produtividade.
Porque o contador 2.0 deve investir na automação de marketing? Além da economia de tempo, você passa a ter leads mais bem preparados e mais qualificados (vale assinalar que a segmentação ajuda a entregar conteúdo certo para a pessoa certa, de acordo com as características do usuário) e a produção de relatórios que vão ajudá-lo a vender mais e melhor.
O Hubspot, RD Station e SharpsSpring são três empresas que disponibilizam ferramentas de software de automação. Estes softwares de marketing digital vão ajudar a sua empresa a gerar mais leads e mais vendas, automatizando ações operacionais de marketing para atingir os resultados esperados.
Independentemente do tamanho do seu negócio, a automação é fundamental!
Você já pensou em aumentar as vendas da sua empresa por meio do marketing de conteúdo? Saiba como aqui.
O Grupo DPG é especialista em marketing para empresas do setor contábil. Marta Giove, sócia do Grupo, ressalta que é importante perceber que “seus visitantes digitais querem se sentir na recepção da sua Empresa Contábil ao acessarem sua Sede Digital, e eles se sentem e reagem muito bem quando são correspondidos em suas expectativas.”
3 – Análise de dados
Num mundo cada vez mais complexo e competitivo é preciso saber interpretar sinais, reagir rapidamente às constantes transformações e não perder de vista índices úteis. Para tal você precisa de tecnologias de análise de dados. Você necessita conhecer o terreno, a influência da concorrência, o perfil dos fornecedores, os potenciais parceiros e, claro o cliente.
Pense na análise de dados como um jogo de tabuleiro, no qual a empresa consegue visualizar em que “casa” está, quais as chances de movimentar suas peças de maneira positiva, quais jogadas são arriscadas e qual a melhor estratégia para sair vencedora nos seus objetivos.
A inovação na contabilidade levou o contador 2.0 a perceber a importância da análise de dados no seu escritório contábil. No mundo virtual, onde o cliente é cada vez mais conectado, fica mais fácil montar um perfil de comportamento do seu cliente em relação ao seu negócio e quais as suas tendências de consumo. Estas informações são altamente valiosas para o seu negócio contábil, ajudando a estruturar um tipo de cliente ideal para sua empresa e como você deverá atuar para atingir a satisfação, o engajamento e a fidelização do seu público-alvo.
Aliado ao conhecimento profissional estão as ferramentas tecnológicas tão presentes na atual rotina das empresas. Uma das mais relevantes é o big data, capaz de construir análises poderosas, coletando e tratando volumes muito expressivos de dados por meio de algoritmos complexos, que conjugam diversas variáveis em um só raciocínio computacional. Essa tecnologia pode ser usada para gerar gráficos e tabelas que permitam análises sofisticadas da realidade e das tendências na contabilidade.
[box]O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados de comportamento mercadológico que lhe permite medir vendas e conversões, fornecendo estatísticas atuais sobre o modo como os visitantes utilizam o seu site, como chegaram ao mesmo e o que pode fazer para que continuem voltando.[/box]
Sem coleta e análise contínua de dados é difícil conseguir acompanhar as tendências que influenciam na decisão do seu público-alvo. Hoje a demanda dos clientes é dinâmica. E eles estão mais exigentes, comparam ofertas, buscam se identificar com o valor do negócio, se fidelizando a uma marca em função de uma série de informações que ela gera.
A análise de dados vai ajudá-lo a identificar tendências, a prever o comportamento do mercado e a propensão de consumo do cliente.
O contador 2.0 já sabe que inovar é necessário. Por isso, estas três realidades são tão importantes para aprimorar as suas tarefas diárias e aumentar a produtividade de todo o seu time contábil.
[box]Agora que você conheceu as principais tendências na contabilidade que estão impactando o setor, veja como o Workshop Contador 2.0, realizado pelo professor e palestrante Roberto Dias Duarte, pode ajudar você a modernizar o seu escritório contábil.[/box]