“Eu sempre me preocupei muito com o cliente, procurando me colocar no lugar dele. Eu queria dar um bom atendimento, além da parte técnica, mas como?”, questiona Jacqueline Tononi, proprietária da Tononi Contabilidade e Assessoria.
Antes de cursar Ciências Contábeis na faculdade, Jacqueline Tononi já sabia que queria ter um negócio próprio.
“Ainda no primeiro ano da faculdade eu fiz a abertura da empresa. Naquela época eu comecei com uma pessoa me ajudando, tinha também a minha irmã que já era formada, e aos pouquinhos eu fui conquistando clientes. Então, quando me formei e obtive meu CRC, consegui aumentar a minha carteira de clientes e fui admitindo mais colaboradores”, conta.
A Tononi Contabilidade está no mercado contábil há mais de 20 anos e tem como objetivo prestar serviços personalizados de contabilidade, assessoria e auditoria, fornecendo informações e soluções confiáveis para as empresas. Com sede em Vitória, no Espírito Santo, a Tononi vem crescendo, contando atualmente com 15 funcionários.
Jacqueline Tononi sempre focou muito em atendimento diferenciado ao cliente. Se no início, esse diferencial no atendimento era oferecido por instinto e sem nenhuma técnica, quando conheceu o Customer Experience tudo mudou.
“Eu percebi que o curso tinha tudo a ver com o que nós vínhamos fazendo durante esses mais de 20 anos. Então eu encontrei no curso uma forma de trabalhar o atendimento mais profissional e isso era o que eu queria fazer com os funcionários e não sabia como”.
A proprietária da Tononi Contabilidade percebeu que o sucesso da sua empresa contábil estava diretamente relacionado ao atendimento de excelência aos seus clientes.
O curso Customer Experience, se propõe a desenvolver uma visão de liderança que inspira a dedicação e o compromisso dos colaboradores para a entrega de serviços excepcionais. Mas, afinal, o que é o Customer Experience? Qual a sua importância no mundo dos negócios?
O Customer Experience (em português, Experiência do Cliente) é uma maneira de colocar o seu cliente no centro da sua estratégia, proporcionando experiências positivas e inesquecíveis. O Customer Experience deve ser uma estratégia que visa o sucesso e a boa relação com o cliente, estabelecendo uma relação de lealdade entre ambos. Confira 4 maneiras de criar momentos mágicos aos clientes!
O momento econômico atual fez despertar nos empresários e gestores a necessidade de olhar para dentro dos seus negócios e torná-los únicos e necessários na vida dos clientes. As empresas precisam estabelecer uma mentalidade que deve ser reconhecida e defendida por todos os membros, a fim de criar a melhor experiência para o cliente e se diferenciar dos seus concorrentes.
Consciente dessa necessidade no cenário contábil, Jacqueline “apostou todas as fichas” no aprendizado do curso. O resultado trouxe a certeza de estar no caminho certo no atendimento ao cliente.
“Tudo o que foi ensinado no curso, de certa forma, eu já fazia mas sem saber se estava certo ou se deveria me preocupar com isso. Então o curso foi ótimo porque me deu essa noção de que a gente tava fazendo a coisa certa e que tinha mais para ser feito”, afirma.
Concluído o curso, em março de 2017, e depois de resolvidas as pendências com a declaração do Imposto de Renda, chegou a hora de Jacqueline implementar os aprendizados no escritório com a sua equipe. Depois de um primeiro encontro, onde revelou ao seu time ter participado no curso, Jacqueline definiu como será o processo.
“De início, vou pegar a apostila do curso que fiz e desmembrá-la em cinco etapas. Primeiro, vou conhecer o meu funcionário, por que eu não o conheço, e depois vou fazer um teste para verificar se ele está de fato no setor correto”, conta.
Numa segunda fase, a empresária contábil vai treinar a sua equipe para “conhecer os clientes, as suas características, o seu dia-a-dia e ver os pontos de combustão”. Jacqueline sabe que com o tempo os resultados vão aparecer, mas para isso ela precisa trabalhar os seus funcionários.
“Tem coisas que precisam ser melhoradas no atendimento ao cliente, mas primeiro preciso fazer esse curso com os funcionários. Talvez eu sinta diferença nos clientes mas para isso eu preciso sentar com os meus colaboradores e implementar o que eu aprendi porque eu dependo deles também”, afirma.
Com relação ao futuro da Tononi Contabilidade, a contadora admite que estão voltando agora ao patamar em que estavam em 2008, quando a crise afetou o setor, e é cautelosa com relação às expectativas.
“A nossa expectativa para o futuro sempre foi um crescimento de forma ordenada, um crescimento em que você não perca de vista a qualidade do serviço que está ofertando para o cliente. Não adianta pensar num crescimento de 10 ou 20% e não conseguir atender o cliente da forma como ele havia pensado ao fechar o contrato conosco”, conclui.