Recentemente participei do Accounting Summit, evento online promovido pela Primavera BSS para discutir as grandes questões do mundo da contabilidade. Discuti sobre a conquista e retenção de clientes. Em resumo, as empresas de contabilidade que não crescem estão arriscando a sua própria sobrevivência.
Além do meu painel, muita coisa interessante foi falada no evento: transformação digital, recursos humanos e serviços financeiros.
Confira agora esse pequeno resumo que fiz para você ficar por dentro das principais tendências em contabilidade.
Retenção de Clientes
Muitas pessoas falam sobre mudanças, porém são poucas as pessoas que de fato conseguem ao menos dar o pontapé inicial.
Um exemplo é o cenário de trabalho antes da pandemia e durante a pandemia: com a covid-19 foi preciso reinventar a vida profissional.
É preciso lembrar que as tecnologias já estão ao nosso dispor há algum tempo. Então, para querer de fato mudar, é preciso realizar uma alteração de mindset. E se a sua empresa não consegue crescer, então as chances dela morrer são extremamente altas.
Empresas vivem de capital intelectual, são formadas por pessoas e isso não é novidade. Pessoas precisam se desenvolver, precisam crescer. E caso a empresa não acompanhe a ambição de seus próprios colaboradores, estes vão embora. Ninguém quer perder talentos e nem gastar recursos em contratação de novos.
O mercado ainda está em desenvolvimento, então as oportunidades são vastas: gerou receitas de 574 bilhões de dólares em 2019 e cresce a uma taxa de 6% ao ano. Esses números refletem uma das tendências em contabilidade:o outsourcing de operações.
Em poucas palavras, empresas de contabilidade passam operações para outros escritórios. Com isso, liberam tempo para focar em outras atividades do próprio escritório e se especializam ainda mais na prestação do serviço.
É um fato que especialização é um fator importante para captar e reter clientes (a chamada hard skill), mas as soft skills são essenciais para qualquer empresa que queira crescer: liderança, trabalho em equipe, comunicação, ética e empatia não vão substituir a melhor tecnologia.
Não existem soluções milagrosas para conquistar e reter clientes rapidamente. O primeiro pré-requisito é desenvolver boas equipes que vão ajudar no sucesso da empresa: energia, compromisso e exploração devem ser características principais dessas pessoas.
O segundo passo é trabalhar a experiência do cliente: trabalho bem feito e dentro do prazo, experiência está ligada a questões emocionais. Dessa forma, esses itens agregam valor ao trabalho realizado.
O terceiro passo é realizar um bom planejamento de marketing, sempre alinhado com o propósito da empresa.
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Transformação Digital
Não daria para deixar de falar sobre tecnologia na realidade em que estamos hoje. E esse foi o tema do terceiro painel da Accounting Summit, com Paula Panarra, diretora-geral da Microsoft em Portugal.
Segundo dados do setor, a tecnologia está diretamente relacionada com o aumento da produtividade: ocorreu um aumento entre 20% e 30%.
Com o resultado da transformação digital acelerada (o que foi possível fazer em dois meses o que muitas empresas planejavam para dois anos), cerca de 80% dos líderes empresariais de todo o mundo pretendem continuar com esse ritmo de desenvolvimento.
Depois de resolver o principal problema da adaptação tecnológica, estamos em uma outra fase, a de recuperação e transformação de negócios. E nessa fase, podemos focar em criar novos modelos de negócios.
Com novos hábitos profissionais, aparecem também outras questões que as empresas precisam se atentar: o trabalho em equipe remoto, a segurança, a rápida adaptação e automatização, as vendas e os serviços digitais, o desenvolvimento remoto e a migração para serviços em nuvem.
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Recursos Humanos
Entender pessoas como custo e não investimento ainda é uma mentalidade comum. O tema foi discutido no último painel, apresentado por José Santos, escritor e professor de Fisiologia.
Existem opiniões extremistas, principalmente em relação a forte digitalização dos processos, o que torna as pessoas cada vez mais secundárias. Porém, a profissão não vai desaparecer. O que será necessário é se reinventar e oferecer serviços cada vez mais valorizados.
Para isso, cuidados com os colaboradores é essencial: pressão por resultados e trabalhos por horas seguidas são apenas alguns dos maus exemplos de como conquistar stress, fadiga e diminuição da performance.
Com a pandemia, o trabalho remoto se tornou normal. E com ele, fatores como isolamento social e a pressão social e a incerteza agravaram ainda mais a pressão já sentida. Em ambiente de constante ameaça, a probabilidade de se entrar em fadiga é muito maior.
Nem tudo é sinônimo de desespero, existem algumas ações simples (e essenciais) para melhorar a gestão de equipes profissionais em meio a pandemia: empatia, feedbacks constantes, objetivos claros, comunicação simples, transparência e celebração de sucesso.
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