A contabilidade passou por diversas mudanças ao longo dos tempos. A profissão de contador ganha mais importância a cada dia, provendo informações gerenciais e estratégicas que fazem a diferença nas empresas (sobretudo em período de crise econômica).
Para entendermos a importância da inovação nos escritórios contábeis, vamos fazer uma pequena viagem na história da Daniele Madeiro Tenório e da Madeiro Soluções Contábeis.
O início em um escritório contábil tradicional
A Daniele trabalhou durante quatro anos numa sociedade contábil tradicional, onde os arquivos e as “pilhas de papel” ocupavam o maior espaço. Mas há mais ou menos um ano tudo mudou.
“O intuito era trabalhar de uma forma mais inteligente, otimizando alguns processos, diminuindo custos, e conseguir realmente entregar valor para o cliente”, comenta Daniele.
Com sede em Maceió, no estado de Alagoas, a Madeiro Soluções Contábeis, surge para ser referência em contabilidade online de empresas do ramo alimentício no Brasil. Composta por uma equipe de apenas quatro funcionários, a empresa atende uma carteira de 10 clientes, prestando serviços de planejamento e gestão organizacional nos setores Contábil, Financeiro, Fiscal, Legal e Pessoal.
Inovação: diferenciação e eficiência digital
A história da Daniele e da Madeiro, reflete um novo cenário. Atualmente, os escritórios de contabilidade mais inovadores já vivem outra realidade, onde são mais ativos e participativos nos processos financeiros e legais do cliente. Com base nessa realidade, a Daniele criou a Madeiro Soluções Contábeis.
“Eu acredito que o atendimento personalizado seja o nosso diferencial hoje. A gente visita clientes todo o mês, levando resultados, estamos sempre em contato,conversamos mais para conseguir fazer a contabilidade de forma eficiente e entregar o resultado na data proposta”, comenta.
Mas não foi apenas a realidade das empresas contábeis que mudou, o perfil do contador também foi renovado, a fase do “guarda-livros” foi substituída pela fase da informação digital. Daniele fala por experiência, “eu estou sempre pesquisando e estudando para me atualizar, sempre muito alerta para essas inovações”.
Inovação: nichos e estratégias de marketing
Focada em trabalhar na contabilidade das empresas varejistas do ramo alimentício, a contadora encontrou no Workshop Contador 2.0 a certeza de estar desenvolvendo um modelo de negócio de futuro.
“Depois do curso Contador 2.0, senti a necessidade de mudar essa palavra supermercadista para empresas varejistas do ramo alimentício. Só alterando essa palavra conseguimos chegar até bares, lanchonetes e conveniências”.
Daniele acredita que um dos maiores destaques da empresa é ter um nicho bem definido de trabalho, e que só assim conseguem se profissionalizar. “Não existe hoje em Alagoas escritório que trabalhe com esse nicho, na verdade, existem poucos escritórios que trabalham com isso em todo o Brasil”, afirma.
As novas tecnologias proporcionaram aos contadores agilidade nos serviços, menor probabilidade de ocorrência de erros, capacidade de gerenciar e tomar decisões. A tecnologia permitiu uma mudança na maneira como a Madeiro trabalha e se relaciona com o cliente. Daniele concorda que a inovação tecnológica permitiu o acesso a clientes geograficamente mais distantes.
“Configuramos o site, criamos uma funcionalidade chamada Transdoc, onde conseguimos movimentar arquivos do nosso cliente. Ele consegue baixar a folha de pagamento, ter acesso a todos os relatórios contábeis e enviar documentos que a gente precisa” explica.
Inovação digital: sistemas em nuvem, mídias sociais
A modernidade e a inovação estão ocupando seu espaço nas empresas de contabilidade, por meio de sistemas contábeis e automatização de processos.
“Alguns clientes já compraram um sistema financeiro em nuvem, mas existe muita dificuldade dos mesmos em executarem todo o processo. Mesmo ajudando na parametrização, os clientes não conseguem encontrar pessoal específico para trabalhar nessa área internamente”, explica.
A contadora encontrou nesta falha uma maneira de se destacar da concorrência
As tendências do mercado passam também pelas mídias sociais. Fazer uso destas ferramentas é uma forma de atrair e manter um bom relacionamento com os clientes. Conheça o Facebook da Madeiro Soluções Contábeis aqui.
O novo cenário tecnológico global, com tantas inovações no mercado da contabilidade, tem levado Daniele a pensar em estratégias e ações de futuro para o seu escritório contábil.
“A ideia é nos tornarmos referência no mercado alagoano quando o assunto é a contabilidade do ramo varejista alimentício, e que no futuro a empresa cresça e que possamos ter uma filial em diferentes regiões do país.”, revela.