Como o modelo de negócios “Canvas” pode ajudar o empresário contábil?

por Roberto Dias Duarte

Empreender não é uma atividade simples, não é brincadeira, e não são poucas as ideias de negócios que surgem diariamente.

No Brasil são mais de 10 mil com o perfil de Startup, administradas por jovens que buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável. Só elas movimentam cerca de R$ 2 bilhões, e cada vez mais têm atraído novos investidores.

Não muito distante estão as empresas de contabilidade, que cada vez mais precisam se adaptar às novas do mundo globalizado e reavaliar seu negócios constantemente.

Quem não faz isso, corre o risco de ficar estagnado e perder espaço no mercado. De acordo matéria divulgada pela revista Exame, após os escândalos financeiros que envolveram grandes e políticos dominarem as manchetes, atividades ligadas a controle de processos financeiros e tributários serão prioritários na medida em que a boa governança corporativa e transparência ganham mais destaque. Seu escritório está se preparando para aproveitar as oportunidades?

Só consegue alçar vôo quem sai do conforto e busca a aplicação de novas estratégias e métodos para revisitar seu negócio nas mais diversas áreas como processos, em serviços, em marketing, entre outros.

Compreender a realidade do mercado, conhecer as necessidades de seus e os pontos fortes do seu escritório, por exemplo, pode ser mais fácil com o conceito de modelo de negócio Canvas.

O que é o modelo de negócio Canvas?

Conhecida também como Business Model Generation (BMG), em português, Geração de Modelo de Negócio, o Canvas é aplicado na concepção de novos negócios e também no relançamento de produtos. Para usá-lo, os profissionais baseiam-se nos conceitos de design thinking (técnicas que os designers usam para resolver problemas.), em um framework que abrange nove blocos de avaliação. Foi criado pelo suíço Alexander Osterwalder, e visa ajudar os empreendedores a identificarem formas de se diferenciar e inovar no mercado em que atuam.

O planejamento estratégico é fundamental para entender o seu negócio, fazer prospecções e nortear as ações para o futuro da sua empresa . Este momento é crucial para revisitar e reavaliar os objetivos, prioridades e investimentos.

Ao utilizar o Canvas, os gestores precisam estar em busca de novas soluções para a melhoria contínua do seu negócio. Muitos empreendimentos começam com pouco planejamento e podem acabar não indo muito longe. Por isso, vale muito conhecer e executar o Canvas para melhorar seu planejamento.

Para ter um negócio de sucesso é preciso ter uma estrutura no seu negócio, só assim será possível entregar aos . Então, deve-se considerar que um bom resultado provém de práticas internas.

O Canvas, para o empresário contábil,pode auxiliar como forma de entender melhor como entregar mais para seus e, simultaneamente, otimizar seus recursos. Ou seja, fica mais fácil de compreender como ser valorizado pelo mercado e como reduzir os custos operacionais. Todo esse processo de planejamento do negócio é feito sem burocracia.

O Canvas é dividido em 9 processos:

  • Segmento de clientes: define quem você vai atender. O ideal é que você já tenha escolhido um nicho de mercado. Este é um dos assuntos mais profundos do modelo de negócios. A diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio passa, necessariamente, pela compreensão  dos conceitos de segmento, nicho e persona.
  • Proposta de : representa o valor que você pode entregar aos seus clientes. Não tem relação com custo ou preço. Pode ser definida com perguntas como: que tipo de ajuda você vai oferecer? O que seu negócio proporciona de útil para os interessados em adquirir seus produtos ou serviços? Proposta de valor e segmento são as duas dimensões mais importantes do modelo de negócios. Sem uma boa definição das duas, o modelo será medíocre, irrelevante e a empresa irá cair na competição por preço.
  • Canais: Como você entregará seu produto ou serviço ao cliente? Atendimento pessoal? Portal de serviços? Telefone, email? Você deve colocar os canais necessários para a logística de entrega de seus produtos ou serviços. Também servem para ampliar o conhecimento dos clientes sobre sua empresa .
  • Relacionamento com os clientes: define qual a forma de relacionamento você terá com seu cliente baseado no seu modelo de negócios. O atendimento será , customizado ou padronizado. Lembre-se do caso dos bancos. O tipo de relacionamento é igual para todos clientes? Atender de forma igual, clientes diferentes gera consequência desastrosas para o modelo de negócios.  Pode ser que clientes de baixo valor sejam atendidos com custos além do que eles podem pagar. Ou o contrário: clientes de alto valor serem atendidos aquém de suas expectativas.
  • Receitas: explica qual são as fontes de receitas da empresa.
  • Atividades-chave: você pode estipular quais atividades serão fundamentais para  que sua empresa possa funcionar. Ou seja, aquelas que influenciam diretamente o valor entregue ao cliente.  É possível definir, detalhadamente, as ações que fazem parte do serviço e sem as quais, a empresa não conseguirá operar.
  • Recursos-chave: que recursos o seu negócio precisa para entregar sua proposta de valor? Você precisa de equipamentos ou profissionais específicos? Ou então de uma estrutura física? Aqui entra tudo aquilo que é imprescindível para a sua produção e distribuição de seus produtos e serviços.
  • Parceiros-chave: quem são seus parceiros que fornecem os recursos-chave? Você pode listar os possíveis parceiros e fornecedores que serão importantes para seu negócio, Eles podem contribuir com produtos ou serviços que complementarão seu negócio.
  • Estrutura de custos: identifica quais gastos você terá na estrutura do seu negócio. É importante incluir os custos fixos, como compra de equipamentos e materiais, os custos recorrentes, como luz e água e os custos e até investimentos que podem podem ser necessários ao longo da trajetória de seu .

O objetivo é que você avalie cada ponto, de forma a complementar cada um deles.

Veja nesse vídeo como acontece a aplicação do modelo Canvas.

O Canvas na empresa contábil tem o poder de implementar um modelo de negócio colaborativo permitindo que a empresa estabeleça e crie autonomia em sua área,  possibilitando o crescimento sustentável com a organização e boa estruturação do ambiente. Essa metodologia ajuda os empresários que querem ir além do modelo de negócios trivial, saindo da por preços.

O modelo permite a criação de nichos e um atendimento específico para cada um deles , podendo inclusive aumentar as receitas e diminuir custos significativos. Com o Canvas divulgado na empresa, você ainda consegue dar propósito e aumentar o engajamento de seus colaboradores.

A empresária contábil Renata Lamounier resolveu investir no Canvas e, com essa aplicação e análise, chegou à conclusão que deveria enxugar a sua carteira de clientes e focar em segmentos específicos.

Com isso, criou canais de comunicação e estratégias de atendimento para cada perfil de empresa. Segundo Renata, o valor investido foi recuperado, reduzindo custos e ampliando o faturamento em 35%  .

Ferramenta para aplicação do modelo de negócios Canvas

Para facilitar a aplicação do modelo de negócios Canvas, o Sebrae criou o Sebrae Canvas, ferramenta que permite aos gestores criar um quadro ou tela padrão para descrever e visualizar seu modelo de negócio, seja na abertura da sua empresa ou no replanejamento dela.

O uso do Canvas na empresa contábil traz vantagens pela velocidade de construção e preenchimento, pela facilidade de comunicação entre os envolvidos  e a possibilidade de garantir essa correlação clara no preenchimento dos blocos que o compõe.

A visualização dessas informações dispostas lado a lado, no mesmo quadro, ajuda a análise e absorção das estratégias.

É preciso reavaliar muitas questões antes de investir no próprio negócio, isso se o objetivo é ter sucesso e crescer.  É importante, antes de iniciar um projeto, que você saiba qual caminho traçar.

Por isso, a estratégia de divisão do Canvas têm o objetivo de fazer com que o empreendedor pense de forma objetiva e clara sobre cada aspecto de seu negócio, possibilitando modificações ao longo do processo.


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