Traduzido e adaptado por Roberto Dias Duarte
Definição de mercado de serviços de contabilidade
O mercado de serviços de contabilidade consiste na venda de serviços de contabilidade e produtos relacionados por entidades (organizações, empresários individuais e sociedades empresariais) que fornecem registro e análise de transações financeiras e outros serviços de contabilidade, inclusive processos de resumir transações comerciais e reportar análises aos órgãos reguladores e entidades governamentais.
Tamanho do mercado de serviços de contabilidade
O mercado de serviços de contabilidade global atingiu um valor de quase U$ 574,4 bilhões em 2019, tendo crescido a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 5,7% desde 2015, e deve crescer a um CAGR de 6,3% para quase U$734,7 bilhões em 2023.
O crescimento no período histórico resultou da globalização, terceirizando operações de backoffice para economias de baixo custo. Os fatores que afetaram negativamente o crescimento no período histórico foram escândalos contábeis, desafios regulatórios e situações políticas e sociais instáveis.
No futuro, espera-se que mudanças nos padrões de relatórios financeiros, desenvolvimento tecnológico e reformas regulatórias impulsionem o mercado. A falta de qualificação pode impedir o crescimento do mercado de serviços de contabilidade.
Direcionadores de mercado de serviços de contabilidade
Um dos principais direcionadores do mercado de serviços de contabilidade são as reformas regulatórias globais.
As reformas regulatórias no setor financeiro aumentaram a demanda por serviços de contabilidade, como consultoria contábil e tributária. Por exemplo, os padrões Basel-3 estão sendo implementados desde 2019, aumentando a demanda por serviços de contabilidade em todo o mundo. Nos próximos cinco anos, outras mudanças importantes, como a saída do Reino Unido da UE, criarão uma demanda adicional por consultores de contabilidade, impulsionando o mercado de serviços de contabilidade.
Restrições de mercado de serviços de contabilidade
Uma das principais restrições no mercado de serviços de contabilidade é escassez de profissionais qualificados.
Espera-se que a falta de pessoas com níveis adequados de habilidades exigidas para serviços de contabilidade seja um grande obstáculo no mercado de serviços de contabilidade nos próximos anos. Um contador deve ser um especialista em lidar com demonstrações financeiras e deve ser capaz de rastrear as transações feitas a fim de identificar as não conformidades nas operações. A escassez de profissionais especializados com essas competências técnicas e a redução do número de pessoas que optam pela contabilidade como opção de carreira estão reduzindo a oferta de profissionais contábeis. De acordo com um relatório de pesquisa da Association of International Certified Professional Accountants (AICPA) em 2019, os candidatos ao exame para CPA diminuíram 7% entre 2017 e 2018 e o número de candidatos que passaram na 4ª seção do exame no CPA diminuiu 6% no mesmo período. A redução no número de graduados em contabilidade limita o crescimento do mercado de serviços de contabilidade.
Tendências de mercado de serviços de contabilidade
As principais tendências que influenciam o mercado de serviços de contabilidade incluem:
1. Aumento da terceirização em empresas de contabilidade
Alguns contadores estão terceirizando tarefas básicas de contabilidade, como folha de pagamento, contas a pagar e contas a receber, para permitir que seus funcionários se concentrem em atividades de maior valor, como se especializarem em verticais nos mercados de seus clientes e analisar os dados de negócios das empresas. Essa atenção e análise extras estão transformando o papel de um contador tradicional em um consultor de negócios e leva o atendimento ao cliente para o próximo nível, desenvolvendo relacionamentos sólidos com foco em aconselhamento estratégico. QX Accounting Services (QXAS) Ltd, por exemplo, fornece terceirização de processamento da contabilidade, finanças e outros serviços para contadores e firmas de contabilidade no Reino Unido.
As empresas de contabilidade devem considerar a terceirização de tarefas básicas para reduzir os custos operacionais e se concentrar em atividades de alto valor.
2. Serviços de contabilidade usando novas tecnologias
A tecnologia está impulsionando a colaboração entre contadores e clientes no mercado de serviços de contabilidade. Está sendo impulsionado por portais, ferramentas e tecnologia que promovem o fluxo simples de informações entre contadores e empresas. As novas tecnologias de comunicação estão substituindo as plataformas de comunicação tradicionais, como e-mail. Por exemplo, plataformas de chat como Slack, HipChat e Basecamp estão acelerando as comunicações e permitindo interações em tempo real.
As empresas de serviços de contabilidade devem considerar o uso de aplicativos de chat instantâneo para permitir interações em tempo real com os clientes e garantir a resolução mais rápida dos problemas.
Oportunidades e recomendações no mercado de serviços de contabilidade
Oportunidades
O maior potencial de crescimento no mercado de serviços de contabilidade ocorrerá no processamento contábil, auditoria financeira e outros serviços de contabilidade, que ganharão U$424,2 bilhões de vendas anuais globais até 2023.
As estratégias baseadas em tendências de mercado para o mercado de serviços de contabilidade incluem o investimento em software de contabilidade baseado em nuvem, tecnologia de blockchain, tecnologia de comunicação e inteligência artificial. As empresas devem automatizar os processos repetitivos que envolvem trabalho manual.
As estratégias de negócios adotadas por grandes empresas do mercado de serviços contábeis incluem investimentos em tecnologia para digitalizar o negócio, expansão em outras geografias, integração e ganho de vantagem competitiva e em aquisições e fusões para fortalecer sua oferta de serviços.
Recomendações
Para aproveitar as oportunidades, a The Business Research Company recomenda que as empresas de serviços de contabilidade considerem o foco no uso das novas tecnologias, foco na expansão por meio de aquisições, expansão em mercados emergentes, faturamento orientado a valor, alavancagem da mídia social para maximizar o alcance e aumentar visibilidade por meio de um site de alto desempenho.
Cenário competitivo de serviços de contabilidade
Os principais concorrentes são:
- PWC (PricewaterhouseCoopers)
- Ernst & Young
- KPMG
- Deloitte
- ADP (Automatic Data Processing, Inc.)
- BDO (Binder Dijker Otte) International Limited
- RSM
- Conceder thornton
- HRBlock
- Baker Tilly
- CPA Pan-China
- Ruihua CPA
- Moore Stephens Reino Unido
- Rodl Partner
- Champion Accountants
- DSG Chartered Accountants
- RWT
- Spira Twist & Associates
- Italian Accountants Studio Del Gaizo Picchioni
- Studio International Tornambè
- KML Bookkeeping Services
- Accenture
- Alvarez & Marsal
- Picco Accounting
- Charles Ghadban Accounting
- Crowe Horwath
- Mazars
Originalmente publicado em: https://www.thebusinessresearchcompany.com/report/accounting-services-market