por Roberto Dias Duarte
Stephen Hawking, físico e cientista, disse que
“Todos os aspectos das nossas vidas serão transformados, e isso pode ser o maior evento na história da nossa civilização”.
Ele se referia à Inteligência Artificial (por vezes mencionada pela sigla em inglês AI – Artificial Intelligence). Essa tecnologia está evoluindo, se tornando cada vez mais concreta e se expandindo para diferentes áreas de negócio, como é o caso da inteligência artificial na contabilidade.
Se há algumas décadas as pessoas só imaginavam máquinas capazes de aprender com os seres humanos, hoje isso é uma realidade, principalmente, com os assistentes virtuais. Um exemplo ligado ao poder da Inteligência Artificial recente: um computador venceu um campeão humano de Go, considerado o jogo de tabuleiro mais complexo do mundo.
Quando ainda não se pensava em inteligência artificial como na atualidade, já a 7ª Arte trazia para as telas do cinema essa realidade,com filmes como: AI – Inteligência Artificial, Terminator, Robocop ou Transcendence. Atualmente, a inteligência artificial é um dos temas mais instigantes em tecnologia e negócios. Esta empolgação tem fundamento: estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e inteligente.
Inteligência artificial: definição
A definição de inteligência artificial está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos – de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente.
A inteligência artificial é cada vez mais uma realidade, transformando a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com a tecnologia e como as coisas funcionam. Mais à frente, vou mostrar como a inteligência artificial na contabilidade vem avançando diariamente nos escritórios, e como essa transformação está modificando o modo dos contadores desempenharem o seu papel.
Quem criou e qual a origem da inteligência artificial?
O termo foi criado em 1956, por John McCarthy, em uma conferência no Darmouth College. Na ocasião, McCarthy definiu AI como “a ciência e a engenharia de produzir máquinas inteligentes“. Antes disso, estudos feitos pelo matemático Alan Turing, na época da Segunda Guerra Mundial, já aqueciam o debate sobre a capacidades das máquinas. Apesar do termo existir há mais de 60 anos, foi somente na última década que avanços significativos foram feitos para que a inteligência artificial se tornasse massificada.
Inteligência artificial: como funciona?
Os processos de AI envolvem uma combinação de tecnologias para levar a melhor experiência aos usuários. Eles podem aprender com os dados que possuem. Quanto mais variedade de informações existirem, maior será a aprendizagem do sistema. Por exemplo, a IBM Brasil, em um teste, analisou mais de 5 milhões de tweets publicados durante os jogos do Brasil na Copa das Confederações. A partir do experimento, foi possível entender o sentimento dos internautas ao longo da partida.
Fórmula para tornar a AI possível:
Big Data + Computação em nuvem + bons modelos de dados = máquinas mais inteligentes. |
Aplicação da inteligência artificial no dia a dia
Toda vez que você pega seu smartphone, já está vendo o que a AI pode fazer por você. Por trás de cada recomendação personalizada ou até resultados de pesquisa relevantes, existe uma combinação de tecnologias que fazem a inteligência artificial funcionar. Isso por consequência, faz com que você tenha expectativas mais altas sobre todas as máquinas e dispositivos que usa.
Conectando diversos ambientes da vida como casa, trabalho, lazer, viagens e muito mais em uma única experiência, a AI não vai somente ajudar quando solicitamos, mas sim nos acompanhar, prever as necessidades e lembrar de tarefas importantes. Como consumidor, é provável que você já utilize a inteligência artificial sem nem perceber:
- Aplicações como a Siri utilizam processamento de voz para atuar como assistente pessoal;
- O Facebook utiliza o reconhecimento de imagem para recomendar marcações em fotos;
- A Amazon faz recomendação personalizada de produtos utilizando algoritmos de aprendizado de máquina;
- O Waze prevê as melhores rotas a partir da sua localização com apenas um clique, enquanto carros com piloto automático usam as técnicas de AI para evitar engarrafamentos e colisões;
- O Google consegue preencher automaticamente as buscas utilizando recursos de inteligência artificial e também prever o que você quer pesquisar com grande precisão.
Principais conceitos ligados à inteligência artificial
Big Data: podemos entender big data como grandes quantidades de informações, estruturadas ou não, que são a base para determinar padrões e fazer previsões. É o que alimenta a inteligência artificial e os processos de machine learning, por exemplo. Grandes massas de dados podem ser analisadas para a obtenção de informações que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.
Você pode analisar dados de qualquer fonte para encontrar respostas que permitam reduzir custos e tempo, desenvolver novos produtos e ofertas otimizadas, assim como, ter decisões mais inteligentes.
Machine learning: ou aprendizado de máquina, é um método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos. Os algoritmos ou programas de computador aprendem sem parar, a partir de dados. E o aprendizado de máquinas permite que os computadores encontrem pontos relevantes, sem serem diretamente programados para buscar algo específico.
Análise Preditiva: análise preditiva é uma área avançada em que utiliza dados históricos e algoritmos de machine learning para fazer previsões sobre eventos futuros desconhecidos e identificar a probabilidade de resultados. Quando você vai contratar o seguro do carro, o corretor faz uma série de perguntas. Estas perguntas estão associadas a variáveis que influenciam o risco e por trás delas existe um modelo preditivo que informa a probabilidade de um sinistro a partir da sua idade, endereço, sexo, marca do carro, entre outros. Essas variáveis associadas a resultados podem ser usadas para construir um modelo que representa a probabilidade de um evento, como um sinistro.
Internet das coisas (IoT): é uma rede de bilhões de dispositivos conectados digitalmente. Esses dispositivos coletam dados e podem se comunicar entre si para atender melhor aos usuários. Na prática, conforme os objetos aprendem e se adaptam aos usuários, eles podem atuar como agentes de transformação. É importante dizer que a convergência entre a maturidade de IoT e inteligência artificial oferece uma oportunidade sem precedentes para criar valor e construir um relacionamento mais forte com os clientes.
Robotic Process Automation (RPA):é o nome dado às soluções de automação com o uso de softwares (robôs) que navegam na camada de visualização de sistemas legados. Com a RPA é possível realizar atividades que antes eram executadas apenas por colaboradores humanos, só que com mais precisão, margem zero de erro e altíssima performance. O termo “robô” é empregado desta forma, entre aspas, porque não existe de fato um braço robótico ou um daqueles robôs da ficção científica com inteligência artificial atuando em meio aos escritórios. Fonte: http://www.icaptor.com.br/o-que-e-rpa/
Inteligência artificial na Contabilidade
A inteligência artificial vem avançando diariamente para dentro dos escritórios, empresas e indústrias. E esta transformação também aumentará a velocidade da transformação no atual modelo de negócios dos escritórios de contabilidade.
Empresas de software ERP como a Omie já utilizam a inteligência artificial para analisar o risco de crédito da empresa e obter junto ao mercado financeiro taxas de crédito melhores.
Muita coisa está evoluindo no que diz respeito à tributação: regras de cálculo, classificação fiscal e enquadramento tributário são os próximos alvos da AI.
Além disso, o ganho mais significativo para os escritórios de contabilidade ocorrerá quando os sistemas operacionais (contábil, fiscal e folha) usarem processos robotizados (RPA), integrando-os com diversos sistemas e tecnologias. Isso reduzirá drasticamente as atividades operacionais dos escritórios de contabilidade. Diversos sistemas usados nos escritórios de contabilidade poderão ser integrados com outros do governo ou mesmo aplicativos de e-mail ou mensagens. Imagine um “robô” lebrar seu cliente de uma informação que falta para fechar a folha de pagamentos!
Pense na Siri (do Iphone) te falando assim: “Olá João. Amanhã é dia de fechar a folha do sr. José. Ele ainda não mandou o ponto de dois funcionários. Posso avisá-lo?”. Ai você responde: “Sim, Siri”. “João, o sr. José não atendeu o telefone, posso enviar um email e uma mensagem de Whatsapp para ele?”. Passado um tempo… “João, o sr. José mandou as informações de ponto que faltavam. Posso fechar a folha dele? Depois de fechado posso transmitir o eSocial também e enviar para ele os contracheques e demais relatórios?”.
Essa é a realidade que está por vir. Grandes empresas já utilizam RPA. Em pouco tempo esta tecnologia será incorporada aos sistemas para pequenas empresas e escritórios de contabilidade. Por hora, posso garantir que as empresas de tecnologia que tenho contato direto estão investindo nisso.
Com essas mudanças, o contador 2.0:
- Ganha tempo para se dedicar à gestão e estratégia do seu escritório;
- Seu atendimento se torna consultivo e segmentado, ao passo que pode entregar consultoria de valor por meio de informações valiosas que mantêm seu cliente em crescimento constante;
- Pode se dedicar a aquisição de novos clientes, ao passo que consegue se dedicar a encontrar formas de criar oportunidades de negócios.
“Existem startups atuando em um segmento denominado RegTech (de Regulatory Tech, ou tecnologia para lidar com regulamentação e compliance) justamente reduzindo drasticamente o custo de empresas lidarem com a excessiva burocracia e regulação do mercado brasileiro.” Edson Rigonatti, investidor e empreendedor.
Você já ouviu falar dos chatbots? Eles representam a principal tendência no uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente. Com eles, você consegue automatizar certos tipos de interação com o seu público por meio de aplicativos de mensagens, como o Facebook ou Messenger. Por meio dessa inteligência artificial na contabilidade, o contador 2.0 automatiza a comunicação. A inteligência artificial na contabilidade transforma avaliações que demoravam dias, por conta da busca manualmente de dados, em um trabalho de minutos.
Pois é, a transformação tecnológica está bem aí, expandindo-se cada vez mais e, felizmente, caminhando para uma intersecção com outra revolução: a inteligência artificial, que permitirá a criação de experiências valiosas, seja em inovação na gestão ou no desenvolvimento de produtos e serviços. Você está acompanhando isto?