Traduzido por Roberto Dias Duarte. Publicação original por Kirsty McGregor.
À medida que as empresas começam a pensar em como podem trabalhar dentro dos novos parâmetros seguros da Covid, explora-se como uma linha de serviço de finanças corporativas pode ajudar os clientes neste momento crítico.
Os contadores obviamente precisarão ajudar os clientes com capital de giro e financiamento de crescimento nos próximos meses.
As empresas devem garantir que têm os recursos necessários em mãos. Um processo para revisar todas as opções do mercado, entendendo todos os produtos em oferta.
É necessário também um manter um bom relacionamento com agentes financiadores para obter boas propostas para os clientes.
Além das atribuições de arrecadação de fundos, agora é a hora de considerar se as aquisições ou fusões fariam sentido para alguns clientes.
A oportunidade de comprar um negócio que está em dificuldades ou onde o empresário simplesmente não tem energia para lutar, pode realmente agregar ativos, clientes, pessoal e potencial de crescimento extras para outra empresa.
Durante esses tempos sem precedentes, o valuation das empresas pode ser muito mais realista do que antes da Covid. Tornando dessa forma, um negócio antes inatingível agora acessível.
Um cliente consideraria realizar fusão e aquisição?
Ao falar com clientes sobre fusões e aquisições, um dos maiores desafios é a percepção de que é muito incômodo e muito arriscado.
Mas agora também pode ser o momento perfeito para avaliar onde seus negócios não estão funcionando. Isso do ponto de vista da lucratividade ou para as escolhas de estilo de vida dos fundadores ou sócios.
Pode ser que muitos de seus clientes tenham aproveitado esse tempo de inatividade forçado para reconsiderar como eles operam, o que funciona bem e também o que precisa ser melhorado.
É essencial então que abramos essa conversa com eles agora.
Se eles parecerem curiosos sobre a aquisição e uma compra, você deve continuar explicando o processo para desmistificá-lo.
Deve também assegurá-los de que uma combinação de zelo, trabalho de advogado, garantias / indenizações e a própria estrutura do negócio podem reduzir qualquer risco percebido.
Como encontrar uma empresa para fusão ou aquisição
Um negócio que resolve qualquer uma das próprias fraquezas e ameaças do seu cliente pode fornecer mais sinergia.
Use o processo de brainstorming de uma análise SWOT com seu cliente. Assim você poderá pesquisar no mercado para encontrar uma lista de alvos de aquisição em potencial de uma forma mais focada.
Usando bancos de dados de informações da empresa, listas de negócios e até mesmo o LinkedIn. Entre em contato com a pessoa mais adequada nessas empresas de forma personalizada.
Dessa forma, você vai garantir que seu e-mail não seja descartado como spam ou uma correspondência em massa.
Não se esqueça da natureza delicada do assunto. Então, tome cuidado para que suas comunicações não caiam nas mãos erradas.
Abra conversas com compradores em potencial com cuidado, ofereça uma carta de confidencialidade com antecedência e permita que eles determinem a velocidade de quaisquer negociações.
Os tempos têm sido difíceis e pode levar algum tempo para um possível vendedor ter certeza de que está pronto para realizar o negócio.
Não há dúvida de que, de uma forma ou de outra, vamos perder uma quantidade enorme de negócios de nossa economia.
Portanto, se um de seus clientes pode comprar um negócio e até mesmo criar mais crescimento, um momento ruim para economia em geral pode se transformar em positivo.