A Consultee Contabilidade existe desde 1998. Está localizada na cidade de São Paulo e foi idealizada por Elaine Serra Mello. Com 22 anos, muito entusiasmo e alguma falta de experiência, Elaine juntamente com um sócio “se lançam numa aventura” no mundo contábil. A contadora recorda que no início tinham apenas um computador, que era alugado, e um cliente.
“Rápida e organicamente os clientes chegaram. Isso aliado a uma gestão apenas intuitiva, sem muita técnica ou profissionalismo, resultou no crescimento desordenado da empresa”, recorda.
O crescimento desordenado do escritório resultou no aparecimento de problemas, restando apenas alguns clientes mais fiéis e algumas dívidas.
“Foram anos tentando arrumar a casa, até que em 2013, já com um novo fôlego, decidi retomar o crescimento de forma estruturada”.
A decisão de retomar o crescimento do escritório surgiu no mesmo período em que Elaine iniciou um processo de profissionalização da gestão da empresa.
“Tudo que é voltado a gestão de negócios, em especial de negócio contábil, me interessa. Foi nesse movimento que conheci o Contador 2.0, que veio de encontro com esse processo”.
Posicionamento estratégico das ações de marketing
Os ensinamentos do Workshop Contador 2.0 foram importantes para a troca de experiências. Elaine destaca dois pontos fundamentais:
“A necessidade do posicionamento estratégico e descobrir que venda é um processo, por isso a necessidade das empresas de serviços contábeis estruturar e profissionalizar este processo internamente”, conta.
O Workshop Contador 2.0 é uma excelente oportunidade de olhar para o seu negócio e definir estratégias, especialmente neste momento em que diversas mudanças aliadas à tecnologia ocorrem no mercado contábil.
Para que a Consultee Contabilidade continuasse no caminho do crescimento foram determinantes aspectos como: a fidelização de clientes, a retenção de talentos na equipe e a certificação do PQEC (Programa de Qualidade de Empresas Contábeis).
“Além da terceirização das rotinas trabalhistas, tributárias, contábeis, societária e financeiras, acompanhamos a regularidade fiscal mensalmente, para evitar surpresas e perdas de negócios para os nossos clientes”, afirma Elaine Serra Mello.
Atualmente, a Consultee se tornou uma referência para os seus clientes, os quais pertencem aos setores da Construção Civil, Confecção, Medicina, Indústria Plástica, Advocacia e Tecnologia. Tendo como missão “ajudar as pessoas a criar e manter negócios sustentáveis com baixo custo”.
Primando por um atendimento diferenciado, Elaine e a sua equipe trabalham com auxilio de ferramentas digitais para entregar um serviço de excelência.
“Temos uma franquia de certificação digital para atender nossos clientes. Orientamos sobre boas práticas, e particularidades do tipo de negócio; Também oferecemos consultoria em planejamento financeiro e estratégico”, conta.
O trabalho da equipe da Consultee Contabilidade vai além da prestação de serviços contábeis, oferencendo soluções que abrangem várias necessidades.
“Somos um ponto de apoio e de informação para as necessidades do dia-dia, sejam de tecnologia, inovação, mudanças na legislação, software, registro de marcas, recuperação de impostos, gestão de pessoas, segurança e medicina do trabalho, enfim, todas as principais necessidades da pequena empresa”.
A razão de ser da Consultee é a de atender clientes de pequeno e médio porte, muito além das exigências legais, aplicando a contabilidade na gestão de seus próprios negócios e assim contribuir para que prosperem.
“Elaboramos estudos tributários, e participamos de reuniões de planejamentos de alguns clientes, pontuando os impactos tributários e operacionais das estratégias adotadas. Ajudamos os clientes a analisar o desempenho dos negócios através dos números que a contabilidade produz”, revela Elaine. Desta forma, a Consultee se torna um parceiro de negócios de alto valor para os seus clientes.
Mudança no processo comercial
Depois do curso, a comunicação na negociação com os leads mudou.
“Não enviamos mais proposta sem antes apresentar a empresa e seus diferenciais. Isso tem evitado a perda de tempo com prospects não qualificados e a perda de negócios por preços”, confessa.
Atualmente, a Consultee trabalha com foco na seleção de clientes, por meio de uma proposta de valor forte, garantindo o sucesso desejado e a fidelização dos seus clientes.
“Deixamos de ser apenas escolhidos e passamos a escolher os clientes com os quais vale a pena trabalhar, respeitando nossa estratégia”, assume a contadora apontando para um futuro de mais crescimento e fortalecimento da marca.
Elaine sabe que precisa estar atenta às tendências do mercado contábil, adequando as mudanças no seu escritório, para que o seu time desenvolva um alto nível de comprometimento com o negócio. Inovando, o contador 2.0 ganha mais eficiência, oferece um melhor atendimento aos seus clientes e, principalmente, mais qualidade nos seus serviços, estando assim, preparado para buscar metas mais desafiantes.