A contabilidade é um setor que tem apresentado cada vez mais concorrência no mercado, seja por parte de empresas tradicionais, novos entrantes e até mesmo empresas estrangeiras. Nesse cenário, para destacar-se em um ambiente tão acirrado, é preciso pensar em estratégias assertivas.
Até mesmo os serviços mais tradicionais estão sendo impulsionados pela inovação. Na contabilidade não é diferente, por isso o uso da criatividade é importante para explorar novas perspectivas dentro deste segmento. O advento da tecnologia, por exemplo, vem possibilitando novas prospecções ao setor, o que configura novas possibilidades dentro do segmento.
Confira algumas dicas de como utilizar a criatividade para otimizar a sua empresa de contabilidade.
Investir consideravelmente em Marketing de Conteúdo
Se existe algo que as pessoas têm dúvidas frequentes é a respeito da contabilidade e seus desdobramentos. Apostar em conteúdo didático para postar no site e nas redes sociais é uma excelente opção para gerar engajamento aos negócios.
Existe uma infinidade de conteúdo a ser postado e render maior alcance. Podem ser explanados assuntos como as obrigações trabalhistas, imposto de renda, contratos, entre tantos outros assuntos.
A internet hoje é parte fundamental de qualquer empresa, nesse sentido, é importante apostar em estratégias par fidelizar a clientela e manter o interesse.
Aprimorar o site da empresa
Conforme visto anteriormente, a internet é parte integrante da vida das pessoas no cenário contemporâneo. Sendo assim, investir em tecnologia não é algo meramente burocrático para as empresas e nunca deve ser encarado dessa forma.
A contabilidade também é um dos segmentos mais dinâmicos que existem. Logo, qualquer tarefa atribuída ao setor deve ter o elemento do dinamismo.
Sendo assim, é preciso pensar que o site deve funcionar à perfeição em qualquer que seja o dispositivo, até porque hoje muitas pessoas não acessam computadores frequentemente, utilizando mais o celular.
Qualquer travamento ou problema no site já configura experiências negativas para o cliente. É importante frisar que o período de pandemia tornou o contato presencial ainda mais facultativo, fortalecendo o alcance da internet na vida das pessoas.
Presença forte nas redes sociais
A contabilidade durante muito tempo foi considerada um setor dos chamados tradicionais. Apesar do dinamismo do segmento, as estratégias de marketing e similares costumavam seguir uma cartilha mais engessada.
Pensando no contexto de internet e de uma nova forma de comunicação, é importante para as empresas atentarem que a maioria das pessoas usam redes sociais. Aliás, não apenas possuem, mas também a utilizam com bastante frequência. Investir nas redes sociais é uma forma de dinamizar a empresa e também de conquistar um novo perfil de audiência. Obviamente é preciso pensar em uma forma orgânica de divulgar os trabalhos da empresa em uma rede social.
Para isso, é importante contar com profissionais experientes para que essa forma de trabalho seja natural, conseguindo ser inovadora e, ao mesmo tempo, mantendo traços específicos da contabilidade, bem como da publicização do ramo.
Apostar em conteúdo audiovisual
Como estamos falando de conquistar um novo perfil de audiência, afinal, criatividade quer dizer inovação também, por que não utilizar as ferramentas do momento? O recurso audiovisual tem sido bastante utilizado. Além disso, trata-se de uma ferramenta efetiva e que possibilita uma melhor experiência ao cliente.
Porém, quando falamos de vídeo, pensamos em algo com qualidade de conteúdo e que chame a atenção. Como dito anteriormente, conteúdo acerca da contabilidade é o que não falta para ser explanado em um produto audiovisual.
Existe uma parcela de público que tem preferência por formatos mais dinâmicos. Por isso é bastante proveitoso utilizar vídeos, o que possibilitará ainda mais engajamento por parte da clientela. Afinal, na internet, visibilidade é tudo. Além disso, os vídeos são formas efetivas de testar novas possibilidades e aumentar o alcance do trabalho realizado.
Softwares para inovar o trabalho
Criatividade consiste em testar possibilidades e estimular novas ideias. Porém, é muito difícil alcançar um novo patamar criativo se não houver tecnologia de ponta. Investir significativamente em tecnologia configura hoje um dos principais diferenciais competitivos no mundo corporativo. Ou seja, é preciso apostar em soluções que façam a diferença tanto para a empresa, quanto para o cliente.
Portanto, é preciso investir em uma tecnologia que possibilite, primeiramente, a automatização dos dados. Se uma empresa ainda não tem basicamente todos os documentos automatizados então ela já está em desvantagem no mercado e precisa correr. Existem softwares contábeis feitos especialmente para otimizar o trabalho realizado. Estas ferramentas possibilitam focar mais na essência do trabalho e evita que se demande muito tempo em tarefas meramente operacionais.
Otimizar o ambiente interno
É importante dimensionar que o conceito de inovação não deve se limitar ao ambiente externo da empresa. Também é preciso utilizar da criatividade no ambiente interno. Para isso, é preciso que a criatividade seja parte integrante da cultura organizacional da empresa.
Melhorar a relação entre os diferentes setores
Para estimular a criatividade e permitir que a inovação faça parte da cultura organizacional é preciso ouvir novas ideias, ou seja, dar voz aos colaboradores e melhorar significativamente a comunicação interna. Afinal, é importante valorizar o capital humano em um cenário de busca por novas perspectivas. Nada melhor do que um funcionário que vista a camisa da equipe e sinta-se motivado diariamente.
Portanto, é preciso estimular o ambiente criativo. Há uma diferença entre ser chefe e ser líder e, embora uma empresa seja constituída de várias partes, é preciso que exista um senso de coletividade.
Estreitar o relacionamento com os clientes
Falamos anteriormente acerca da experiência do cliente e da importância desta para o mercado atual. É preciso criar um canal de comunicação direto com o consumidor e existem várias possibilidades para isto. Desde o feedback até a criação de um canal de comunicação efetivo.
É muito importante ampliar as possibilidades, por exemplo, por meio de conteúdos, como vídeos e postagens, que possibilitem um meio de comunicação direto com o cliente. O engajamento é um dos principais termômetros no mercado atual. Portanto, empresa que possui uma relação mais orgânica com os cliente sempre estará a um passo da concorrência.