Você já ouviu a frase: “o seu colaborador é o seu maior patrimônio”?
Essa afirmação, embora pareça um pouco clichê, não poderia ser mais verdadeira. Afinal, os colaboradores do seu escritório contábil quem são os responsáveis por satisfazer os clientes e gerar lucro.
Porém, você só poderá alcançar resultados positivos se fizer uma boa gestão de pessoas!
Como a gestão de pessoas influencia os resultados do seu escritório contábil?
Gestão de pessoas é a área que administra capital humano utilizando técnicas para alinhar os objetivos dos colaboradores com as metas e cultura de uma empresa. A principal finalidade da gestão de pessoas é promover o trabalho em equipe, a comunicação e a motivação dos colaboradores.
Então, quando as estratégias são aplicadas corretamente, nós temos pessoas mais produtivas e um ambiente de trabalho mais saudável.
Através da gestão de pessoas, um bom líder é capaz de contornar conflitos e garantir o bem-estar da equipe. Dessa forma, além de melhorar os resultados do seu escritório contábil, a essas técnicas vão otimizar o desempenho dos processos.
Motivação, comunicação e trabalho em equipe: os pilares da gestão de pessoas
Embora a estratégia de gestão de pessoas possa variar de uma empresa para outra, existem três pilares que são essenciais para que você seja bem-sucedido. São eles:
1. Motivação;
2. Comunicação;
3. Trabalho em equipe.
Em primeiro lugar, a motivação é a chave para uma boa gestão. O colaborador motivado tem mais disposição e comprometimento com seu trabalho. Por isso, quando o líder de um escritório de contabilidade consegue incentivar os membros da sua equipe, todos dão o seu máximo para atingir as metas estabelecidas.
Embora bons salários e benefícios sirvam como estimulo para os colaboradores, somente isso não é o suficiente. Para uma pessoa ser motivada ela precisa ter um sentimento de pertencimento. Assim, ela vai se envolver mais com os objetivos traçados.
Em segundo lugar, a comunicação também é essencial para o sucesso do seu escritório contábil. Para isso, é necessário que os colaboradores e empresa consigam transmitir informações de forma clara, acessível e objetiva; o que inclui um feedback bilateral.
Por último, como quase ninguém alcança o sucesso sozinho, o trabalho em equipe é fundamental. Para que um líder possa contar com a colaboração de toda a equipe, é importante que ele ajude cada colaborador a entender como as suas ações afetam o escritório contábil.
Dessa forma, as equipes trabalham de forma mais orgânica!
Benefícios de uma boa gestão de pessoas
Quais são os efeitos de uma gestão de pessoas eficaz? Confira alguns benefícios:
• De acordo com um estudo da consultoria Right Management, colaboradores motivados tem rendimento 50% maior, pois eles têm uma indicação clara das suas funções.
• O clima organizacional se torna mais agradável, uma vez que a gestão de pessoas ajuda a diminuir os ruídos de comunicação e minimizar erros.
• Melhora a qualidade dos serviços, pois colabores motivados proporcionam melhor experiência aos clientes.
• Torna o processo seletivo mais assertivo, já que os gestores não vão procurar penas por candidatos qualificados, mas por pessoas que estão alinhadas com os valores do escritório contábil e com as atividades que ele desempenhará.
• Como colaboradores motivados estão menos propensos a pedir demissão, a taxa de turnover diminui; resultando em economia de recursos e tempo.
• Por meio da comunicação, o líder a gestão do seu escritório contábil poderá entender as necessidades e os objetivos dos colaboradores, o que ajudará a oferecer benefícios mais atrativos e uteis.
Como fazer uma boa gestão de pessoas
De fato, a gestão de pessoas em escritórios contábeis tem alguns desafios bastante específicos. Por exemplo, é comum que que as equipes sejam compostas por pessoas de gerações diferentes. Assim, é bem provável que exista uma diferença objetivos.
Porém, é possível contornar essa situação e outras situações com uma boa gestão de pessoas. Confira a seguir!
9 dicas para melhorar a gestão de pessoas do seu escritório de contabilidade
1. Conheça seus colaboradores: não basta apenas saber as informações básicas das pessoas da sua equipe, é importante conhecer o perfil de cada profissional. Para isso, é importante fazer um detalhamento das habilidades profissionais e emocionais no momento do recrutamento. Assim, é mais fácil motivar cada colaborador.
2. Saiba como gerenciar a diversidade: para evitar que as diferenças de objetivos pessoais atrapalhe o trabalho em equipe é importante respeitar os indivíduos e direcionar suas ações conforme o seu perfil.
3. Defina os padrões e processos de trabalho: organizar o fluxo de trabalho é essencial para evitar falhas de comunicação. Quando cada colaborador sabe exatamente quais são as suas funções e como deve agir em cada situação, os erros são minimizados.
4. Promova o engajamento: incluir os colaboradores em diversos projetos do escritório ajuda eles sentiram que realmente estão colaborando para os objetivos da empresa. Ademais, isso dá a equipe a chance de trabalhar com mais criatividade e inovação.
5. Crie um canal de comunicação aberta: para que os colaboradores possam contribuir para o desenvolvimento do escritório contábil, é importante que o líder os faça sentirem que suas opiniões são valiosas. Dessa forma, a comunicação e o trabalho em equipe serão mais fluídos.
6. Dê feedbacks com frequência: como a comunicação é uma via de mão dupla, é fundamental que os gestores deem feedback honestos constantemente. Assim, os colaboradores saberão que o seu trabalho está evoluindo.
7. Ofereça treinamentos e capacitações: proporcionar oportunidades de aprimoramento e crescimento profissional é uma excelente forma de motivar os colaboradores do seu escritório contábil e reter talentos. Contudo, é importante que esses treinamentos e capacitações agreguem valor ao profissional.
8. Tenha gestores que deem o exemplo: é impossível ter uma boa gestão de pessoas se o seu escritório contábil não tiver bons líderes. Por isso, é fundamental que os gestores falem ajam de forma coerente com o que é solicitado aos demais colaboradores.
9. Invista em endomarketing: assim como os clientes externos, o público interno precisa ter uma boa impressão sobre a sua marca. Por isso, é importante utilizar técnica de endomarketing para engajar e fidelizar seus colaboradores.
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