A demissão humanizada ou desligamento humanizado é uma prática que beneficia tanto o profissional que está sendo desligado quanto a empresa contábil. Isso porque, nessa hora, o cuidado com a forma como o processo de desligamento é conduzido faz toda a diferença.
Mas, afinal, o que é a demissão humanizada e quais são seus benefícios e impactos para todos os envolvidos? Continue a leitura e veja também dicas práticas para você adotar em sua organização.
O que é demissão humanizada?
A demissão humanizada é uma forma mais empática e cuidadosa de conduzir o processo de desligamento de um profissional.
Seu principal objetivo é fazer com que esse momento seja uma experiência menos negativa possível para a pessoa e que ela possa sair da empresa sem mágoas ou ressentimentos.
Quais são os benefícios e impactos de uma demissão humanizada?
Por mais que pareça algo banal, a preocupação com a experiência de saída de um profissional impacta profundamente na imagem de um escritório contábil no mercado.
Recentemente, várias empresas fizeram demissão em massa em decorrência da pandemia de COVID-19.
Na época, muitas delas optaram por um desligamento humanizado, oferecendo, inclusive, apoio para a recolocação dos profissionais e, com isso, destacaram-se de forma positiva.
Entre os principais benefícios do desligamento humanizado podemos citar:
- Redução no impacto negativo do processo demissional para o funcionário;
- Oportunidade de dar e receber feedback sincero e direto;
- Contribuição para a evolução do profissional;
- Melhoria na imagem da empresa perante ao mercado.
Como fazer uma demissão humanizada em empresas contábeis?
Conduzir um processo de demissão humanizado é bastante simples. O importante é se atentar aos detalhes e realizar as atividades de forma empática e cautelosa.
Veja algumas dicas a seguir.
Preze pela discrição e transparência
Planeje o momento da comunicação da dispensa. Escolha um local discreto, como uma sala de reunião, reserve um horário na agenda de ambos e cuide para que não haja interrupções desnecessárias. E evite ao máximo realizar esse processo de maneira remota, prefira o olho no olho.
Comunique-se de forma direta e empática
Vá direto ao ponto, sem rodeios. Comece a reunião dizendo que se trata de uma demissão e explique, de forma simples, os motivos da empresa.
Atente-se aos sinais que a pessoa der no decorrer da conversa, permita que ela tenha um tempo para digerir a notícia e preste os esclarecimentos necessários.
Ofereça apoio e se disponha a escutar
Por fim, ofereça ajuda para que essa pessoa consiga uma recolocação, seja com uma carta de recomendação ou indicando à sua rede de contatos.
Além disso, é importante aproveitar o momento para ouvir o que ela tem a dizer sobre seu escritório de contabilidade, qual é a visão dela sobre pontos fortes e fracos do negócio e, acima de tudo, sobre o clima entre os colegas.
Como vimos, a demissão humanizada é uma prática simples e uma forma importante de amenizar os impactos negativos na hora de desligar um colaborador.
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