Discussões e divergências de opiniões são naturais em qualquer organização. Contudo, quando a empresa não conta com um time focado em gestão de pessoas, esses pequenos atritos podem tomar uma proporção maior do que o esperado, gerando diversos prejuízos.
Uma boa gestão de conflitos é, portanto, essencial para garantir um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Mas como implementar esse tipo de ação em sua empresa contábil? Continue a leitura e confira nossas dicas.
O que é gestão de conflitos?
A gestão de conflitos é um conjunto de ações que buscam trazer mais harmonia entre os colaboradores de uma empresa, solucionando divergências que possam se tornar desgastantes e prejudiciais, causando impacto na produtividade e na motivação do time.
O trabalho vai além de apenas mediar discussões de colaboradores e envolve ações contínuas e estratégicas para prevenir problemas dessa natureza, criando um clima organizacional que favoreça o respeito, a empatia e o comprometimento de todos.
Muitos fatores podem inflamar conflitos dentro das empresas contábeis. Entre eles, podemos destacar, por exemplo:
- mudanças, como uma nova gestão ou dinâmica de equipe;
- conflitos entre departamentos;
- pressão por prazos e resultados;
- má distribuição de recursos e tarefas;
- gargalos na comunicação interna;
- estresse e sobrecarga de trabalho;
- hierarquia verticalizada;
- competitividade negativa;
- lideranças arbitrárias.
Qual é a importância de gerenciar conflitos em empresas contábeis?
Até certo nível, os conflitos e desentendimentos são normais e até importantes no ambiente de trabalho. Afinal, pontos de vista contrastantes podem ajudar na resolução de problemas e no desenvolvimento de pensamentos criativos.
Contudo, quando essas discussões não se desenvolvem de forma amistosa e respeitosa, os conflitos deixam de ser construtivos e passam a se tornar prejudiciais às pessoas e à empresa como um todo.
Nesses casos, a gestão de conflitos é um instrumento importante, não só para encerrar uma briga em potencial, mas para promover o equilíbrio das relações e evitar um clima pouco saudável.
Como implementar a gestão de conflitos em empresas contábeis?
Normalmente, a gestão de conflitos é administrada pelo time responsável pelo RH em conjunto com as lideranças. Na hora de implementá-la, você pode seguir algumas dicas práticas. Confira as principais.
Exerça a liderança
Os líderes são figuras de extrema importância para a gestão de conflitos. São eles que conhecem de perto as características e o perfil comportamental dos colaboradores e têm um contato mais próximo a eles. Assim, é importante que as lideranças recebam treinamento para exercer a autoridade de forma conciliadora e imparcial.
Identifique problemas
É normal que alguns pequenos problemas de convivência aconteçam, principalmente, em times maiores e mais diversos. Contudo, você deve observar para entender se esses conflitos estão tomando proporções grandes o suficiente para impactarem no clima organizacional.
Ambientes conflituosos, normalmente, podem ser diagnosticados por meio da observação. Nesse sentido, colaboradores que não se falam, projetos interrompidos, pendências em processos e clima pouco amistoso podem ser sinais de que algo não vai bem.
Estimule a comunicação
É importante que a organização busque um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis para comunicar problemas de forma aberta e transparente, sem medo de serem julgadas ou sofrerem retaliações.
Assim, crie canais internos de comunicação e incentive uma cultura de feedbacks periódicos, em que os profissionais possam compartilhar problemas e auxiliar a gestão a encontrar soluções.
Seja imparcial
Ao identificar conflitos, é importante que a gestão aja sempre com neutralidade, ouvindo todos os lados sem emitir nenhum juízo de valor. Dessa forma, peça para que cada um exponha sua interpretação dos fatos e tente manter uma relação amistosa com todos os envolvidos, sem tomar qualquer partido.
Negocie soluções reais e práticas
Depois de identificar os envolvidos no conflito e ouvir cada um dos lados, é o momento de buscar uma negociação, dando a chance para que os colaboradores possam refletir sobre seus erros.
Nessa hora, busque apaziguar o ambiente utilizando técnicas de comunicação não violenta e proponha soluções que sejam possíveis e benéficas para o time e para a empresa.
Quais as consequências de não ter uma gestão de conflitos?
Negligenciar conflitos dentro da empresa contábil pode trazer diversos malefícios para a organização. Entre as consequências mais comuns, podemos citar:
- perda de tempo produtivo;
- baixo desempenho do time;
- baixo engajamento;
- aumento da rotatividade;
- aumento do absenteísmo e presenteísmo.
Quais são os benefícios da gestão de conflitos?
O gerenciamento de conflitos é um grande aliado do RH nas empresas contábeis. Isso porque, essas ações ajudam a compor times mais colaborativos, que se entendem e se respeitam. Um ambiente harmonioso tende a fortalecer um clima de engajamento e produtividade, com colaboradores motivados e que se sentem pertencentes.
Ademais, o comportamento em um ambiente livre de conflitos também favorece o trabalho em equipe e a coletividade, possibilitando processos mais alinhados e melhores resultados para a organização.
Por fim, quando o clima organizacional é cercado pelo respeito, os profissionais tendem a vestir a camisa da empresa, o que reduz as taxas de turnover e minimiza as possibilidades de novos conflitos.
Concluindo, a gestão de conflitos é um processo importante em qualquer organização que busca um ambiente harmonioso e colaborativo. Para tanto, é fundamental que a empresa treine seus líderes para mediar qualquer problema de forma neutra, garantindo mais motivação e produtividade aos times.
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