O Business Model Canvas foi criado por Alexande Orterwalder e tem por finalidade mostrar, de forma simples e didática, como funciona o modelo de negócios de uma organização.
O Modelo de Negócio é a forma lógica como uma organização cria, entrega e captura valor.
E para criar, entregar e capturar valor, a organização precisa ter em mente quais são seus Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com os Clientes, Receitas, Atividade-Chave, Parcerias Principais dentre outros itens importantes para qualquer negócio ficar de pé.
Leia mais:
Como o Canvas é dividido
- Segmento de clientes: define quem você vai atender.
- Proposta de valor: representa o valor que você pode entregar aos seus clientes. Não tem relação com custo ou preço e sim com que tipo de ajuda você vai oferecer.
- Canais: como você entregará seu produto ou serviço ao cliente.
- Relacionamento com os clientes: define qual a forma de relacionamento você terá com seu cliente baseado no seu modelo de negócios.
- Receitas: explica quais são as fontes de receitas da empresa.
- Atividades-chave: você pode estipular quais atividades serão fundamentais para que sua empresa possa funcionar.
- Recursos-chave: que recursos o seu negócio precisa para entregar sua proposta de valor? Parceiros-chave: quem são seus parceiros que fornecem os recursos-chave?
- Estrutura de custos: identifica quais gastos você terá na estrutura do seu negócio.
Como o modelo de negócios “Canvas” pode ajudar o empresário contábil?
Ao utilizar o Canvas, os gestores de empresas contábeis precisam estar em busca de novas soluções para a melhoria contínua do seu negócio.
A maioria dos empreendimentos começam com pouco ou nenhum planejamento e podem sair muito prejudicados.
Pensando nisso, é importante conhecer e executar o Canvas para melhorar seu planejamento.
Com o canvas, você terá melhor visualização de como é a estrutura do seu negócio, só assim será possível entregar valor aos clientes.
O Canvas na empresa contábil tem o poder de implementar um modelo de negócio colaborativo permitindo que a empresa estabeleça e crie autonomia em sua área, possibilitando o crescimento sustentável com a organização e boa estruturação do ambiente.
O modelo permite a criação de nichos e um atendimento específico para cada um deles , podendo inclusive aumentar as receitas e diminuir custos significativos. Com o Canvas divulgado na empresa, você ainda consegue dar propósito e aumentar o engajamento de seus colaboradores.
Caso você tenha interesse no Canvas, o Sebrae criou o Sebrae Canvas, ferramenta que permite aos gestores criar um quadro ou tela padrão para descrever e visualizar seu modelo de negócio, seja na abertura da sua empresa ou no replanejamento dela.
Leia mais:
Canvas: faxina no seu escritório contábil e ampliação de seu faturamento
Como mostramos, o modelo canvas é uma ferramenta simples e poderosa.
Com ele, você é capaz de compreender melhor o modelo de negócio da sua empresa, identificar nichos de mercado de alto potencial e elaborar planos de marketing para possíveis clientes são o bê-à-bá de qualquer empreendedor que deseje ter sucesso em seu ramo de atuação.
Um caso de sucesso com o uso do canvas é a empresária contábil Renata Lamounier.
Ela decidiu enxugar a sua carteira de clientes e focar em segmentos específicos, criando canais de comunicação e estratégias de atendimento específicas para cada perfil de cliente.
Como resultado de um serviço de melhor qualidade aos seus parceiros comerciais, ela rapidamente conseguiu não apenas recuperar o valor perdido com os que foram embora, mas ampliar em 35% o faturamento.
Outro exemplo de sucesso é o empresário contábil Francisco de Paula. Um dos principais benefícios, segundo ele, foi deixar de cuidar excessivamente da parte operacional da empresa – que tem cerca de 180 clientes – e passar a gerenciar melhor o empreendimento.
Leia mais