A empresária contábil Vânia Trindade descobriu da forma mais trágica possível como a falta de organização e procedimentos bem estruturados pode levar qualquer empresa para o abismo.
Em 2008, quando já completava mais de dez anos de atuação como empreendedora e julgava ter um negócio bem-sucedido, um acidente automobilístico grave com três funcionários fez a sua empresa perder o rumo e sofrer as consequências do mau planejamento.
“Foi algo muito trágico, pois houve um falecimento e a minha irmã estava entre os acidentados. Ela ficou sem movimento do pescoço para baixo naquela época e até hoje tem algumas dificuldades de locomoção. Em meio a todo esse trauma, precisei me afastar para cuidar dela e ainda dar um jeito de seguir com a empresa, que perdeu três funcionários chave de um departamento com quatro pessoas”, relembra Vânia, sócia-formadora da paraense VSM Gestão Contábil Empresarial.
Foram três anos para se reestruturar emocional e profissionalmente, até começar a mudar o rumo do negócio. Neste período, precisou conviver com uma rotina de multas aplicadas à sua empresa, pois os funcionários não sabiam como fazer as tarefas realizadas por aquelas três pessoas envolvidas no acidente.
Em 2011, percebeu que, se quisesse crescer de maneira sólida e sustentável, seria necessário rever três pilares: processos, pessoas e tecnologia. Aproveitou para se aproximar dos clientes na tentativa de entender suas dores e alinhar expectativas e, com a ajuda de um consultor, identificou qual era, enfim, o propósito da sua empresa. Isso, na sua avaliação, foi fundamental para iniciar o processo de reestruturação do escritório.
“Quando você encontra seu propósito e consegue passar para os colaboradores que nosso papel é de ajudar o empresário a prosperar, e não apenas resolver tarefas burocráticas, muda todo o jogo”, destaca Vânia.
Tecnologia, a virada do jogo
Com os processos alinhados e colaboradores que entendiam o propósito da empresa, era chegada a hora de implantar tecnologias para rentabilizar o negócio. “
Até então, quando entrava um cliente grande, era preciso contratar até três funcionários para atendê-lo. Ou seja, aumentava o faturamento, mas também o custo”, relata a empresária contábil.
Foi em 2015 que, finalmente, encontrou um sistema capaz de automatizar diversos processos e permitir que, cada vez mais, seus colaboradores pudessem atuar em tarefas mais estratégicas, deixando a tecnologia cuidar da parte burocrática.
Até o final de 2016, 95% dos seus clientes já estavam integrados com o sistema. A estratégia usada para essa alta taxa de conversão foi transformar um dos clientes em case e mostrar as vantagens que a nova tecnologia traria para os demais parceiros comerciais.
“Aumentamos significativamente a nossa rentabilidade, pois geramos percepção de valor para o cliente, sem precisar contratar novos funcionários. Crescemos quase 50% em 2017 e, com o aumento da nossa margem de lucro, conseguimos ajudar ainda mais o empresário a prosperar, cumprindo assim o nosso propósito”, comemora a empresária.
Workshop Contador 2.0
Vânia participou do Workshop Contador 2.0 em 2017, quando já havia implantado todas as mudanças que elevaram sua empresa a um novo patamar. Na sua avaliação, o evento foi importante para validar estratégias que vinha adotando na VSM Gestão Contábil Empresarial e abrir a mente para novas possibilidades no mercado contábil.
“Ficou muito clara, por exemplo, a necessidade de investirmos em nichos específicos. Passamos a ter clareza também de como deve funcionar nossa área comercial”, afirma Vânia.
Seu objetivo agora é aprimorar ainda mais a área comercial e investir em estratégias de marketing digital para atrair exatamente o tipo de cliente que deseja para a sua empresa.
“Hoje estamos prontos para atender mais clientes, dentro e fora do Brasil. Claro que não queremos cliente perfeito, mas temos como fazer um amplo diagnóstico antes de fechar qualquer contrato e encontrar aqueles que se alinham com nossas diretrizes”, conclui.