“Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.
Esta célebre frase escrita por Lewis Carroll em seu livro “Alice no País das Maravilhas” resume muito bem a importância do planejamento estratégico de uma empresa.
O que é o Planejamento Organizacional?
O Planejamento é o processo através do qual serão definidos os objetivos e metas de curto, médio e longo prazo de seu escritório de contabilidade, determinando o caminho, o tempo e os recursos necessários para alcançá-los.
Este planejamento deve ser feito num documento formal, de modo que tudo fique registrado e possa ser consultado sempre que necessário.
Há três etapas do Planejamento Organizacional: Estratégico, Tático e Operacional.
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico é o início de todo o processo de desenvolvimento da estratégia de seu escritório de contabilidade.
Nesta etapa, serão definidos os objetivos que a empresa deseja alcançar em longo prazo, portanto, é feito normalmente no período de 5 a 10 anos e deve considerar as tendências do mercado.
Alguns exemplos:
– Realizar uma fusão ou aquisição.
– Ser o maior escritório de contabilidade da cidade X em 5 anos.
– Atender 70% das maiores empresas do Estado Y.
A definição deste objetivo é fundamental, pois a partir dele, todos os processos da empresa serão ordenados.
Planejamento Tático e Operacional
Os Planejamentos Tático e Operacional se desdobram a partir do Planejamento Estratégico.
No nível tático, serão definidas as metas departamentais, indicando como cada área ou setor do escritório de contabilidade deve contribuir para alcançar o objetivo do Planejamento Estratégico.
Este é um planejamento de médio prazo e compreende o período de 1 a 3 anos.
Usando novamente um dos exemplos indicados acima, caso o seu escritório de contabilidade deseje ser o maior da cidade em 5 anos, quais serão as atribuições de cada área?
Pode-se definir, por exemplo, que a área fiscal deve atender todas as solicitações dos clientes em, no máximo, 1 dia. Esta é uma meta específica da área.
Já o Planejamento Operacional é feito em curto prazo, no período de 4 a 6 meses e indica cada processo que precisa ser concluído.
Ainda usando o exemplo acima, podemos estabelecer como meta de curto prazo implantar um novo sistema para otimizar os processos. Aliás, contar com a tecnologia é um recurso muito favorável para ajudar a alcançar a estratégia.
Qual a importância do Planejamento Estratégico Organizacional?
Um estudo realizado pelo SEBRAE apontou que 24,4% das empresas fecham com menos de 2 anos de existência.
Se considerarmos o período de 4 anos, verificaremos que essa estatística aumenta significativamente, pois mais de 50% dos novos negócios são fechados.
E por que isso acontece?
Um dos principais fatores para este cenário é justamente a falta de planejamento estratégico, uma vez que a mesma pesquisa constatou que mais da metade dos empreendedores não realizaram o planejamento ao abrirem a empresa.
Sendo assim, caso você esteja interessado em abrir um escritório de contabilidade ou fazer crescer o seu negócio, o primeiro passo é realizar o planejamento estratégico.
Quais os principais benefícios do Planejamento Estratégico?
Como vimos, o Planejamento Estratégico é imprescindível para garantir o sucesso organizacional.
Além de necessário, pensar na estratégia ainda traz inúmeras vantagens para o negócio, como as 4 que listamos abaixo.
1- Facilita a tomada de decisões
Ao elaborar o Planejamento Estratégico Organizacional, além de ter claras as metas do negócio, se pode analisar com mais propriedade o impacto de cada decisão.
Tal atitude propicia que as decisões sejam tomadas de maneira mais objetiva e concreta. É claro que a intuição é importante, no entanto, não se pode pautar todas as decisões nela.
O gestor contábil precisa ter bem claros os objetivos do seu negócio de modo a discernir com clareza o que contribuirá para que eles sejam atingidos e o que prejudicará o planejamento.
2 – Auxilia na identificação e resolução de problemas
Quando toda a equipe sabe para onde ir e tem bem definidas as metas do planejamento operacional, tático e estratégico torna-se muito mais fácil identificar os gargalos no processo.
A identificação destes problemas é ainda mais clara quando a empresa define indicadores para cada área.
Ao constatar antecipadamente um problema, é possível resolvê-lo antes que ele se torne grande demais e traga sérios prejuízos para o seu escritório de contabilidade.
3 – Promove o alinhamento da equipe
Ao comunicar as metas e objetivos organizacionais para as equipes todos estarão alinhados com a estratégia da empresa.
Desse modo, será possível aumentar o engajamento, o que contribuirá de forma significativa para o sucesso organizacional.
4 – Torna o sucesso mais palpável
Aqui, entendemos sucesso com atingimento das metas e objetivos organizacionais.
Ao definirmos a estratégia e os passos necessários para atingi-la, é muito mais provável que se consiga alcançá-la, uma vez que se tem um direcionamento do que se espera do negócio.
O planejamento também ajuda a empresa a agir em situações imprevistas, como foi o caso da pandemia da COVID-19.
Como fazer o Planejamento Estratégico?
Para fazer um Planejamento Estratégico Organizacional é necessário responder a algumas perguntas sobre o negócio e avaliar alguns fatores importantes, interna e externamente.
Passo 01 – O que você espera do negócio?
O primeiro passo para elaborar o Planejamento Estratégico Organizacional é ter uma visão clara do que se espera do negócio.
Assim, responda:
– Onde meu escritório de contabilidade está atualmente?
– Onde pretendemos chegar?
– O que é necessário para alcançar este objetivo?
Passo 02 – Análise dos ambientes interno e externo
Esta análise ajudará a entender o posicionamento de seu escritório de contabilidade no mercado.
Neste ponto, é importante fazer uma análise do mercado, dos concorrentes e dos clientes.
Duas ferramentas excelentes para auxiliar nesta análise são a MATRIZ SWOT e o CANVAS.
Passo 03 – Defina metas e indicadores
Além do objetivo principal do escritório de contabilidade, é importante que se definam metas de curto e médio prazo que contribuirão para alcançá-lo.
O pai da administração moderna, Peter Drucker, afirma que “se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Desse modo, além do objetivo e das metas, é imprescindível que sejam estabelecidos indicadores de desempenho.
Caso seu escritório contábil ainda não tenha um planejamento estratégico, esta é a hora de elaborá-lo. Esperamos que estas dicas o ajudem e que seu negócio alcance o sucesso.