Embora a vacinação contra a Covid-19 esteja em andamento, já ficou claro que ainda vai demorar um pouco para as empresas voltarem à rotina predominantemente presencial.
Sem falar que o trabalho remoto deu tão certo em vários casos, que pode muito bem migrar de exceção para regra no dia a dia das empresas.
Adotado muito mais em função da dor do que do amor, o trabalho a distância está cada vez mais presente, em diferentes intensidades.
Isto é, quem já estava habituado a atuar em home office como freelancer ou consultor autônomo, por exemplo, agora dá as mãos aos novos adeptos, com carteira assinada e CLT, mas também àqueles que podem optar pelo trabalho em casa esporadicamente.
Diante de hábitos assim heterogêneos no tocante a quando, onde e como exercer as respectivas funções, vieram à tona muitas dúvidas, dentre elas, como manter o engajamento entre uma equipe com tantas nuances, porém desejavelmente remando na mesma direção?
Parte dessa resposta, sem dúvida, tem sido dada pelo emprego da tecnologia da informação, a reboque de outra mais antiga e própria do ser humano quando está bem-motivado: o comprometimento.
Mais complexo, portanto, do que alguém se acostumar a ter sob o mesmo teto marido, esposa, filhos, pets etc., nas antes sagradas oito horas de jornada – agora com a contrapartida de se livrar do tempo perdido no trânsito e conduções lotadas – é as empresas absorverem uma série de impactos inerente à sua responsabilidade na gestão desses novos tempos.
Contudo, nem de longe o trabalho remoto deve ser um obstáculo para o sucesso do seu escritório de contabilidade ou qualquer outro ramo!
Afinal, a relação entre colaborador satisfeito e melhores resultados na empresa continuam representando um bom estímulo para todo gestor.
Com boas práticas, ferramentas adequadas e um pouco de flexibilidade, inclusive na hora de interagir prazerosamente com todos e relaxar um pouco, é possível criar um ambiente favorável à cultura do trabalho remoto sem traumas.
Mas, relembrando: essas ações podem perdurar no pós-pandemia, já que há uma forte tendência de certos times encontrarem seu melhor caminho neste formato, até pouco tempo algo pouco provável.
Sem perder de mente que cada caso merece um tratamento específico, em função de peculiaridades diversas, confira abaixo 7 passos clássicos de como aumentar o engajamento de sua equipe remota:
1. Deixe claro seu propósito
Fisicamente próximos ou distantes de seus colegas, chefes e diretores, os colaboradores tendem a performar melhor quando sabem que o trabalho deles é importante e que outras pessoas da empresa dependem disso. Por isso, tente explicar constantemente como a função deles importa nos grandes projetos.
Para isso, você terá que criar um eficiente canal de comunicação e tomar muito cuidado para não deixar membros do seu time ociosos, pois isso pode gerar muita desmotivação e fazer com que eles não se sintam parte da equipe.
2. Assuma o controle
Um líder preparado é de suma importância para que todos os colaboradores da equipe saibam quais são as suas responsabilidades dentro do time.
Além disso, é importante que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa. Nada adianta gerar milhares de relatórios mensalmente sem saber para quê eles servem, não é mesmo?
Por isso, um bom líder, além de capacitar seus subordinados, deve saber engajá-los.
Incentivar a comemoração das pequenas vitórias e mostrar que o trabalho de cada colaborador está gerando retorno para a empresa, como um todo, também são tarefas recomendáveis para um líder.
No entanto, outras características para guiar o seu time ao sucesso são igualmente importantes, tais como:
- Dar feedbacks;
- Saber administrar tarefas;
- Assumir erros e responsabilidades;
3. Comunicação interna
Saber comunicar e manter uma relação de transparência com os seus funcionários também é de suma importância, pois fomenta a saudável confiança recíproca.
Essa prática, em suma, deve ser realizada pelo setor de Recursos Humanos, por meio da criação de um plano de comunicação para os seus funcionários.
Mais do que nunca, importa muito hoje comunicar aos colaboradores o que está acontecendo na empresa, assim como seus próximos passos, o que justifica a realização, por exemplo, de lives periódicas, uma das ferramentas mais utilizadas nestes tempos.
Mas, além disso, investir em um canal de intranet, onde os colaboradores possam se comunicar entre si para tirar dúvidas ou alinhar projetos também é uma boa aposta. Esse canal nada mais é do que uma plataforma digital exclusiva da empresa.
4. Descontração também importa
Que tal incentivar encontros off work de forma on-line? Seja um café da manhã especial, happy hour, algum jogo em real time?
Outra forma de incentivo para essa ação é os funcionários compartilharem, por meio de hashtag criada pela empresa, os encontros off work. Assim, mais times se engajam para realizar alguma atividade voltada a relaxamento e diversão.
5. Clima organizacional
Você sabia que a desmotivação dos funcionários pode ser consequência de um clima organizacional ruim?
Para garantir que isso não aconteça no seu escritório contábil, fomente práticas incluindo a realização de pesquisas de clima. Elas são pródigas na identificação de falhas e adoção de melhorias.
Da mesma forma, a empresa deve incentivar que os seus funcionários se sintam confortáveis para se expressar em relação ao dia a dia no trabalho.
Essa atitude, ao fazer com que os colaboradores fiquem à vontade para opinar, favorece o surgimento de soluções para os problemas internos, além de realimentar o esforço permanente de todos, em prol de um ambiente melhor, outro aspecto básico quando se busca o sucesso de uma organização.
6. Valorize sua equipe!
Uma das principais causas de desmotivação em trabalhos remotos é a falta de reconhecimento de esforços. Por isso, é importante oferecer recompensas e, sempre que possível, passar um feedback ao funcionário.
Sentir-se reconhecido na empresa é o sonho de qualquer profissional e nunca é demais lembrá-lo de sua relevância para o conjunto da obra.
Elogios, aumentos de salário, bonificações por projetos bem-sucedidos, entre outras formas de valorizar as entregas, são maneiras de incentivar a equipe e proporcionar uma relação de proximidade e confiança, mantendo a motivação do colaborador em assumir seus compromissos e metas.
A empresa e seus colaboradores devem crescer lado a lado, e para que estes funcionários se sintam parte do processo de evolução da empresa, você deve reconhecer os avanços deste profissional e saber recompensá-lo não apenas financeiramente, como também por meio de algum incentivo conceitualmente ligado à conquista que ele obteve.
Até mesmo um simples comunicado do RH, avalizado pelo chefe da pessoa, pode proporcionar resultados notáveis.
7. Cultura voltada para pessoas
Existem diversas formas de cultura organizacional que podem ser implantadas no seu negócio, mas a que citaremos aqui é a cultura voltada para pessoas.
Nela, o RH investe em seus talentos, e busca sempre por soluções para reter esse profissional na empresa.
Em vista disso, os colaboradores são entendidos como seres primordiais para o avanço mercadológico da empresa, merecendo por isso a devida atenção e investimentos. Por fim, na cultura voltada para pessoas, a hierarquia é mínima, e os funcionários têm bastante autonomia em suas tarefas.
Um exemplo disso são as empresas que utilizam o controle de ponto online, por intermédio do qual os colaboradores marcam seus registros de entrada, pausa e saída utilizando apenas um celular ou computador.
Também conhecido como ponto móvel, essa ferramenta permite também aos funcionários sua folha de ponto, horas extras e banco de dados, dentre outros registros.