O relacionamento com o cliente é o primeiro diferencial no qual o prestador de serviços deve investir. Quanto mais humanizado e próximo ele for, melhor. Porque é uma demonstração prática de que você se importa com quem o contrata, e claro, o sucesso do seu negócio.
Considerando que o mercado contábil atual é permeado pela tecnologia, que assumiu muitas funções repetitivas e burocráticas do contador, o relacionamento com o cliente assumiu novos contornos.
Mas qual seria a real importância do relacionamento com o cliente na contabilidade?
Se existe um serviço que pede total confiança por parte dos clientes, esse serviço é a contabilidade. Afinal, como uma empresa poderia abrir toda a sua vida para uma pessoa ou fornecedor, e contar com este parceiro para manter tudo em ordem, cumprindo regras e prazos, se não tiver certeza de que será realizado um bom trabalho?
O relacionamento, portanto, é fator decisivo na hora da contratação e durante cada dia em que este vínculo perdure. Nem seria exagero dizer que se trata de um verdadeiro tesouro da profissão, o quanto sua empresa interage de forma positiva com o outro lado do balcão.
Quando você faz a gestão contábil de uma organização, detém em suas mãos a responsabilidade de organizar os dados, prestar todas as contas e fazer isso de acordo com o que é estabelecido pela rígida e confusa legislação fiscal e trabalhista do nosso país.
Mas o que você faz a respeito para conhecer melhor o seu cliente e ter um bom relacionamento com ele?
Crie uma rotina de contato
A postura de uma empresa contábil que se coloca como parceira do negócio nunca é somente reativa. A proatividade é um trunfo nesse segmento, e sobre ele falaremos melhor adiante. Nosso destaque aqui vai para um dos desdobramentos do tema: a necessidade de se criar uma rotina de contato.
Acabamos de explicar que o cliente, diante de um problema relevante, entrará em contato com você por qualquer meio.
Mas, em situações normais, é importante criar uma rotina de contato para que você sempre tenha ciência sobre o andamento do negócio.
Manter contato frequente é fundamental para o relacionamento com cliente contábil, pois fortalece o elo de confiança, deixando sempre uma porta aberta para ouvir suas preocupações e anseios.
Reuniões mensais, envio semanal de newsletter, contato telefônico a cada 15 dias. A periodicidade de peças assim será definida por você, conforme a demanda de cada cliente e a necessidade de se aproximar dele, criar ou apenas fortalecer a relação.
Motive sempre a equipe
Colaboradores insatisfeitos e desmotivados, com baixos salários, sem treinamento nem políticas de valorização se desempenham de maneira insatisfatória.
Baixa qualificação, falta de uma liderança eficaz, ausência de feedback e reconhecimento também contribuem para atendimento de baixa performance.
Lembre-se do seu papel e responsabilidade como líder e das habilidades requeridas para gerir pessoas de maneira eficaz nesta área tão estratégica para toda organização.
Procure conhecer seus colaboradores e constantemente valorizá-los, desenvolvendo suas capacidades e recompensando seu desempenho. Se você os encantar como colaboradores, eles terão bons motivos para encantar espontaneamente seus clientes.
Invista em linguagem acessível
A comunicação é um dos pilares de qualquer relacionamento. Se você deseja se sair bem neste campo com o cliente de sua contabilidade, pense nisso.
O contador hoje receita o rótulo de burocrata ou “darfeiro”. Por isso, não deve utilizar uma linguagem que o empresário não entenda. Pelo contrário, o interlocutor que deseja passar uma mensagem de forma inequívoca sempre deve fazê-lo num clima de proximidade com o destinatário, já a partir das palavras.
Se o seu cliente quer receber informações diretas e práticas, nada de se prolongar em explicações detalhadas e técnicas. Ainda que você seja especialista, ele quer saber como seu trabalho influencia positivamente o negócio. Em outras palavras, ele quer que você atenda às expectativas e pronto.
Uma ótima opção, inclusive, de apresentar demonstrações contábeis de forma interessante ao cliente é por meio de relatórios gerenciais confiáveis que embasem a tomada de decisão do empresário.
Os números e cálculos são valiosos, mas devem ser traduzidos para que ele enxergue o impacto no negócio, entendendo a realidade financeira de sua empresa.
Invista sempre, portanto, em uma linguagem acessível e fácil, uma vez que termos excessivamente técnicos podem causar afastamento.
Canais digitais de atendimento
Como já falamos, criar uma rotina de contato é muito importante. E a tecnologia na contabilidade trouxe, também para a vida do profissional a praticidade no relacionamento entre as pessoas.
Com um canal online de atendimento ao cliente é possível eliminar dúvidas ou resolver problemas sem sair de casa. Esse atendimento pode ser feito pelo próprio site, e-mail, WhatsApp e Skype, dentre outros muito meios atualmente disponíveis,
Quando o cliente tem respostas rápidas e seus problemas se resolvem, ele se sente satisfeito e você consegue fidelizá-lo, ao mesmo tempo em que o seu escritório fica reconhecido pela qualidade de atendimento e a valorização dos seus contratantes.
Pergunte para o cliente o que ele está achando do serviço
Crie um cartão ou painel curto e simples do gênero “Como estamos indo?”
Pergunte, por exemplo, o cliente gosta ou não e quais mudanças acharia necessárias.
Para garantir o envio dessas informações tão importantes, facilite o modo de enviar o breve questionário, seja de forma eletrônica, por meio de uma caixa coletora ou até mesmo envelope com resposta pré-paga.
Finalmente, lembre-se que o marketing eficaz e as boas práticas de gestão visam manter o cliente e não apenas conquistá-lo.
Em negócios, o relacionamento é tudo! Ao estreitar seu relacionamento com o cliente você pode aumentar seu volume de vendas com a carteira cativa, mas também em vários novos nichos de mercado.
A percepção de cada consumidor sobre a sua empresa irá determinar quão bem você administra seu escritório.
Faça simulações, contribua sempre para aumentar o sucesso dos seus clientes e isso não apenas deverá torná-lo cada vez mais fiel ao seu escritório contábil, como também mantê-lo alinhado à sua própria proposta de negócio.