5 coisas (muito importantes) que você precisa saber (agora) sobre o futuro do mercado na contabilidade

por Kim Gottschalk*, traduzido e adaptado por Roberto Dias Duarte

“A única coisa que sabemos sobre o futuro é que ele será diferente.” Peter F. Drucker

Se você é profissional da contabilidade ou está se preparando para fazer uma carreira nessa área, talvez esteja pensando que a rápida evolução da tecnologia na contabilidade é uma ameaça. No entanto, vamos dar um passo atrás para entender melhor qual foi o impacto da tecnologia no mercado de contabilidade.

O segmento contábil foi um dos primeiros a ser impactado pelo avanço da tecnologia da informação, a partir de novos softwares e ferramentas fiscais que não só diminuem o trabalho do contador, mas também reduzem os erros. Observe aqui: a tecnologia pode te ajudar substancialmente a diminuir erros.

No entanto, com base em dados recentes do Bureau of Labor Statistics  (United States Department of Labor) e analisando informações que vejo mentoreando empresas contábeis, o futuro da contabilidade é promissor tanto para empreendedores estabelecidos quanto os novos. Ou seja: a tecnologia na contabilidade tem atuado de forma positiva neste mercado.

Portanto, se você quer tirar o máximo proveito de uma carreira neste campo, há cinco fatos MUITO importantes para saber sobre o futuro do mercado de serviços na contabilidade:

1 – INTELIGÊNCIA HUMANA NÃO PODE SER SUBSTITUÍDA

Enquanto o aprendizado das máquinas e a avançam “na velocidade da luz”, os trabalhos de contabilidade operacional são eliminados e substituídos pela tecnologia que realiza essas tarefas com mais rapidez e eficiência.

Isso faz parecer que a tecnologia é uma ameaça. No entanto, isso NÃO significa que seu trabalho está em risco.

O que precisa se lembrar é que os trabalhadores mais bem-sucedidos têm habilidades que não podem ser substituídas por computadores.

Como um computador vai substituir uma consultoria para a situação específica de uma determinada empresa? Como a máquina oferecerá uma estratégia apropriada para seu cliente?

2 – É UM ÓTIMO MOMENTO PARA SER UM PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

As empresas de contabilidade estão expandindo.  Por que será?

A maior preocupação no mercado é que, nos últimos 10 anos, tem havido uma grande escassez de contadores de qualidade. Esse é um cenário otimista para quem deseja entrar em um campo que não é supersaturado. Segundo dados americanos de 2016, a taxa de desemprego dos contadores nos Estados Unidos caiu para 2,2%, ante a média nacional de 4%.

No Brasil, o mercado não está diferente. Enquanto existem muitos serviços de contabilidade que oferecem o básico e plataformas virtuais dispondo de softwares e contabilidade automática, continuamos sedentos de contadores capazes de atuar como gestores e empreendedores para seus clientes. Ou seja…

…se quer ser um contador diferenciado e ajudar o seu cliente a ir para um outro patamar, você está no momento certo e no mercado certo. E você pode verificar esse dado aqui.

3 – INVISTA  EM UMA ESPECIALIZAÇÃO, MBA OU MESTRADO

Se você quer uma carreira com muito espaço para o crescimento salarial, é imperativo investir o tempo e uma parte do seu orçamento para obter uma pós-graduação.

Felizmente, com programas online e agendamento de aula flexível, está se tornando mais fácil buscar educação avançada durante o trabalho. Alguns ambientes profissionais mais antenados até ajudarão a subsidiar sua educação.

4 – SEJA ESPECIALISTA EM UM NICHO

Se puder criar um nicho para si mesmo e se tornar um especialista em um subcampo específico de contabilidade, você será muito mais valioso.

Isso significa sair do oceano vermelho, ou seja, do mar onde muitos competem por pouco, e entrar no oceano azul, onde você faz sua proposta diferenciada e as pessoas te valorizam por isso.

Por exemplo, temos visto um aumento constante na contabilidade de saúde, porque é um mercado que sempre será relevante e importante e, consequentemente, terá empregos disponíveis.

Eu recomendo a realização de cursos adicionais ou seminários, sempre que possível. Um mentor no setor também irá ajudá-lo a avalancar seus resultados.

5 – AS CIDADES MENORES PRECISAM DE VOCÊ

À medida que a economia muda, também aumenta a necessidade de trabalhadores de qualidade em diferentes cidades.

Existem cidades que estão emergindo em todo o Brasil e apresentam mais oportunidades que os maiores centros. Escolher uma cidade que tenha alta qualidade de vida e esteja em crescimento. Você pode acessar uma lista nesse link aqui.

Um lugar com empresas novas precisa de trabalhadores talentosos de contabilidade para ajudar seus negócios e economias a crescer. Você pode ser um deles e parar de brigar por uma vaga em um grande centro.

Resumindo: encontre seu oceano azul!

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” Peter F. Drucker

 Meu conselho final é que você reserve um tempo para encontrar um mentor. A importância da orientação nunca diminuirá e oferecerá oportunidades inestimáveis ​​de aprendizado e networking para a longevidade de sua carreira. Isso garantirá que você está pronto para o futuro do seu setor e que está ensinando a próxima geração de grandes consultores contábeis.

E, nunca se esqueça:  saia do oceano vermelho. Você pode ser um profissional diferenciado e ainda há muito oceano azul para você explorar!

 

 

Kim Gottschalk
Kim Gottschalk

*Kim Gottschalk is a senior vice president at Accounting Principals.

 

Artigo original em: https://www.accountingweb.com/practice/growth/5-things-you-need-to-know-about-the-future-of-accounting

Marcado como: