por Roberto Dias Duarte
Muito antes do uso das palavras como conhecemos, gestos, sons e pinturas eram usados como forma de se comunicar e externar pensamentos. Conforme evoluímos, foi possível desenvolver o aprimoramento da linguagem, facilitando a comunicação entre toda a sociedade. Isto é, desde o início, a comunicação surgiu da necessidade de interação, da troca de ideias, pensamentos e sentimentos.
Isso nos mostra que, há milhares de anos, a comunicação já se fazia importante como atualmente. Hoje em dia, contamos com o auxílio das redes sociais, como Facebook e Linkedin, como forma de facilitar a troca de informações também no meio empresarial. Entretanto, ainda são muitas as empresas que ainda não utilizam de uma estratégia de comunicação de forma que desenvolva uma interação com seus clientes.
A importância das redes sociais para escritórios contábeis
Cada vez mais as organizações investem em estratégias no meio digital, e com os escritórios de contabilidade não seria diferente. O uso das redes sociais nas empresas contábeis dá a oportunidade de divulgar a marca, manter uma interação com clientes e potenciais clientes!
A inovação é fundamental para prosperar os escritórios contábeis, e as redes sociais se tornam aliadas para a inovação na sua empresa contábil. Por se tratar do país com mais usuários no meio digital da América Latina, o Brasil tem um ótimo território a ser explorado e as redes sociais dos escritórios de contabilidade possibilitam ações que fortalecem a estratégia de comunicação, com custo mais baixo e alto alcance.
Confira alguns fatores essenciais para ter uma estratégia eficiente nas redes sociais do seu escritório contábil:
Criar conteúdo relevante
Muitos dos usuários nas redes sociais estão em busca de uma empresa contábil porque possuem questões a serem resolvidas. Esse é o seu momento de criar conteúdo esclarecedor e explicativo, para auxiliar o seu público nas possíveis dúvidas que possa ter. Produzindo com frequência, qualidade e sempre buscando ensinar, você acaba desenvolvendo conteúdo que conquista, torna você referência no segmento em que atua e aumenta as chances de fechar negócio.
Segmentação do público
Com dezenas de milhares de publicações todos os dias, o feed de notícias dos usuários são lotados, com informações e conteúdos muitas vezes irrelevantes. Diante desse cenário, é importante orientar o seu conteúdo para o seu público-alvo. A segmentação funciona com base nos interesses, segmento de atuação e entre outras características dos usuários, garantindo assim que as pessoas certas recebam o seu conteúdo, que por consequência, irá gerar maior engajamento.
É importante também saber os horários de maior “pico” na redes sociais, para que assim você tenha maiores chances de levar o seu conteúdo até o seu público. |
Manter-se conectado
Não é difícil ouvir por aí que o futuro é online. Isso se dá pelo simples motivo de que cada vez mais as pessoas estão migrando para o online e todo ano o número de usuários e de empresas nos meios digitais aumenta. É importante marcar presença no meio onde o seu público está, isso faz com que a sua marca seja lembrada e se torne cada vez mais referência aos olhos dos seus clientes.
Engajar o seu público
Com usuários cada vez mais exigentes e conectados, engajamento é fundamental. Fora das redes sociais, no meio offline, é quase impossível manter contato com todos os seu clientes e ainda receber feedbacks. No digital, além de se comunicar com seus clientes e possíveis clientes, o seu conteúdo pode alcançar um maior engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários) e assim conquistar maior visibilidade na redes sociais.
Agregar valor à empresa
Muito diferente do preço, agregar valor é definir a imagem que você quer passar nas redes sociais da sua empresa contábil para os seu clientes, colaboradores e para o mercado. Como você quer ser visto? O que faz a sua empresa diferente das demais? Com uma proposta de valor definida, fica mais simples orientar sua comunicação para enfatizar o seu valor.
Mensurar seus resultados
Ao contrário das campanhas tradicionais em mídia offline (onde a mensuração é limitada), as redes sociais proporcionam a oportunidade de mensurar todas as suas campanhas. Ferramentas de gestão para mídias sociais como Livebuzz, Seekr e Hootsuite, otimizam todo o trabalho de acompanhamento e mensuração dos resultados, assim, você consegue ver em números, o alcance que o seu conteúdo obteve, quantas curtidas, compartilhamentos, comentários, entre outros.
A experiência que a empresa proporciona para o seu cliente se tornou tão importante quanto o serviço ou produto ofertado.
As redes sociais para escritórios contábeis ajudam a dar voz aos consumidores e a possibilidade de personalizar um contato diferente para cada cliente.
Ações nas redes sociais para empresas contábeis ajudam o Contador 2.0 a inovar o seu escritório contábil e fugir da competição por preço, melhorando a sua comunicação e acompanhando as tendências da área.